Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Petistas reprovam discurso de Lula sobre o PT

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Petistas reprovam discurso de Lula sobre o PT

Congresso em Foco

10/2/2007 | Atualizado às 18:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O apelo do presidente Lula para o fim das disputas internas dentro do PT foi rebatido pelo grupo que defende a rediscussão do programa e das bandeiras históricas do partido durante o encontro do Diretório Nacional, em Salvador. Para a governadora do Pará, Ana Júlia (PT), o presidente foi infeliz em seu discurso porque reprovou o debate e as divergências.

“Não deixo de ser uma militante lulista, mas acho que não foi o mais adequado para o momento. Desestabilizar o debate interno não é a melhor proposta no momento que o PT se prepara para um terceiro congresso. Nosso maior patrimônio é a capacidade de bater e construir a unidade”, disse a governadora.

Um grupo ligado ao ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, divulgou nesta tarde um documento, intitulado "Mensagem ao partido", em que critica a postura do partido durante a crise que atingiu o primeiro mandato do governo (leia mais).

Uma das signatárias do documento, Ana Júlia criticou abertamente o predomínio do Campo Majoritário nas decisões da legenda. “Esse debate amplo, onde não se constitua um novo Campo Majoritário, nós não queremos outro Campo Majoritário. Nós queremos que o Partido dos Trabalhadores esteja a altura do desafio de colocar para o país uma nova agenda e um novo modelo de desenvolvimento”, afirmou.

Em entrevista ao portal G-1, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) também criticou a declaração do presidente de que é preciso que “os companheiros sejam mais companheiros” e deixem de “atirar no próprio pé”. Para Cardozo, a unidade pedida pelo presidente não pode limitar o partido.

“O presidente Lula defendeu que temos que estar unidos, mas em que termos? Não pode ser na base de que um decide e os outros obedecem'', disse o deputado. “A unidade se faz na discussão das divergências, com respeito às minorias”, observou o deputado, outro signatário do documento.

Principal articulador do texto, Tarso Genro procurou minimizar o efeito das declarações de Lula. Petistas do Campo Majoritário entenderam que o apelo do presidente foi endereçado a Tarso. “O presidente não precisa me mandar recado, ele me orienta na hora que ele quiser'', reagiu o gaúcho aos questionamentos dos jornalistas.

Segundo o ministro, Lula quis estimular o debate, e não o contrário. “Acho que a fala do presidente estimula o debate, centrando o futuro do partido num objetivo estratégico. Essa visão que ele colocou, e que é muito clara para nós todos, de que ele não vai arbitrar as contendas do partido é essencial.”

“O presidente deixou claro o recado de que o PT tem a responsabilidade de ajudar a governar o país e advertiu para o risco de a disputa interna comprometer nosso papel maior”, disse o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Uma comissão de tese vai debater o manifesto, que será discutido profundamente durante o 3º Congresso Nacional do PT, em julho, em Brasília.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Grupo de Tarso divulga texto com crítica ao PT

PF deve indiciar Jefferson por corrupção nos Correios

Em crise, tucanos tentam achar rumo para o partido

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES