Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/2/2007 | Atualizado às 8:14
Reportagem da Folha de S. Paulo diz que o presidente Lula decidiu nomear a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy para o primeiro escalão do governo federal. Segundo o repórter Kennedy Alencar, Lula estaria disposto a entregar ou o Ministério da Educação ou o Ministério das Cidades a Marta, sob a condição de que ela não dispute a eleição municipal em 2008. O compromisso teria sido aceito pela petista.
Segundo a Folha, cresce no PT o entendimento de que não faz sentido deixar a ex-prefeita no ostracismo político enquanto alguns dos principais quadros políticos do partido ainda lambem as feridas provocadas pelos escândalos do mensalão e do dossiê Vedoin.
A presença de Marta no ministério também é saudada pelo PT paulista como forma de intensificar o contraponto regional aos tucanos, que derrotaram o partido na disputa pela prefeitura da capital em 2004 e pelo governo no ano passado.
O presidente deve mexer no ministério mais do que desejava, segundo Kennedy Alencar. Para acomodar as pressões do PMDB e dos demais aliados, Lula deve promover pelo menos sete mudanças, segundo o repórter. Devem ser objeto de substituições as seguintes pastas: Justiça, Relações Institucionais, Cidades, Transportes, Integração Nacional, Educação e Saúde.
A ida de Marta para o Ministério da Educação seria menos complicada para o presidente, uma vez que a pasta, comandada por Fernando Haddad, já está na cota do PT. Já o Ministério das Cidades, preferido pela ex-prefeita, está com o PP. A mudança, nesse caso, exigiria uma operação política mais complexa para evitar divergências entre os aliados.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil