Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/2/2007 7:50
As críticas serão reservadas à política monetária conduzida pelo Banco Central, informa O Estado de S. Paulo. Mesmo sem citar o nome do presidente da instituição, Henrique Meirelles, a resolução petista do encontro de Salvador vai destacar que a equipe econômica precisa estar alinhada com os objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Para a cúpula petista, o BC tem criado obstáculos ao crescimento ao diminuir o ritmo de queda da taxa de juros. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), há 15 dias, os juros caíram apenas 0,25 ponto porcentual, quando a redução esperada era de 0,50.
“Consideramos a última decisão do Copom desalinhada com as possibilidades da nossa economia”, afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). “A inflação está sob controle, o risco país, baixo e não há crise cambial nem fiscal. O país, portanto, tem condições para diminuir os juros de forma mais acelerada”, afirmou ao Estadão.
Contrário ao bombardeio sobre o BC, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que a política econômica não pode ser apenas aquilo que o PT, o Movimento dos Sem-Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou outras entidades desejam.
“É claro que todos podem criticar e apontar problemas, mas os rumos da economia são resultado de avaliações técnicas, que têm respaldo de Lula. E, como o próprio presidente diz, em time que está ganhando não se mexe.”
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), entende que o partido não pode centrar fogo em Meirelles, sob o risco de perder o foco no PAC. “Eu vi muita ousadia do presidente no lançamento do PAC e acho que devemos concentrar nossas energias na sua defesa, e não nas críticas ao Banco Central.”
A resolução petista também deve fazer referência à recondução de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado, destacando a eleição do peemedebista como fator importante para consolidar a base de apoio do governo no Congresso.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil