O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse que não pediu ao presidente Lula autorização para se candidatar à reeleição. Aldo ainda alfinetou o candidato petista à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Estamos escolhendo o presidente da Câmara dos Deputados, não o líder do governo".
"Primeiro, eu nunca perguntei ao presidente da República se poderia ou deveria ser candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Nenhum parlamentar poderia se comportar dessa forma em relação ao chefe de outro poder. Minha relação é política. Nunca seria de subordinação", declarou ao ser questionado pelo candidato Gustavo Fruet (PSDB-SP) sobre sua relação com o Palácio do Planalto.
"Eu comuniquei ao presidente Lula. Foi um compromisso com partidos e deputados. Minha candidatura é da instituição, dos deputados federais, daqueles, inclusive, que precisam, no início da nova legislatura, retomar um programa de credibilidade da Casa, que tenha como base uma agenda de valorização do Legislativo", completou.