Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Crescimento do PIB foi "decepcionante", diz Mantega

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Crescimento do PIB foi "decepcionante", diz Mantega

Congresso em Foco

30/11/2006 | Atualizado 1/12/2006 às 6:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou o crescimento de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano foi "decepcionante" "Foi um pouco decepcionante. Eu esperava um crescimento maior. Infelizmente, não houve crescimento robusto da indústria. Mas dentro desse PIB, tivemos notícias interessantes, como o investimento, que cresceu", declarou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre, a alta foi de 0,4%. Em relação ao terceiro trimestre de 2005, o PIB registrou alta de 3,2%. Com isso, no acumulado do ano, o PIB subiu 2,5%.

"Esse ano não vai ser um ano brilhante em crescimento. Abaixo do que eu esperava. Mas vamos passar de 2006 para 2007 com a economia em crescimento. Já temos informações seguras de que, a partir de outubro, está havendo crescimento da economia. Eu diria que o cenário é favorável para o futuro. O presente é razoável, poderia ser melhor, mas o futuro é promissor", disse Mantega.

Por sua vez, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, classificou o crescimento do PIB no terceiro trimestre como "modesto". "De fato, todos nós gostaríamos que tivesse um resultado maior do PIB. Isso já aconteceu e estamos discutindo o que vai acontecer no ano que vem. E as noticias que temos é de que o quarto trimestre está indo muito bem", afirmou o ministro.

"Nós reconhecemos que é um resultado modesto, mas isso já foi motivo de amplo debate. O presidente Lula tem cobrado medidas para alavancar o crescimento. Nós tínhamos esse cenário e estamos trabalhando para torná-lo diferente", complementou.

Esquecendo 2006

Ao comentar o resultado do PIB no terceiro trimestre, o presidente Lula afirmou que prefere esperar o resultado do quarto trimestre para "ver como vai ficar". "Certamente o PIB no quarto trimestre pode crescer 1,5%, ou um pouco mais. Eu já não estou mais pensando em 2006; agora estou pensando em 2007, 2008, 2009 e 2010. Tenho de pensar para a frente", disse Lula.

O presidente também afirmou que está tomando medidas para que a economia do Brasil tenha um "crescimento mais vigoroso e possa atender mais rapidamente à necessidade de geração de empregos e da riqueza de que precisamos". (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Tarso diz que adesão do PMDB facilitará reformas

Aldo: PEC do voto aberto será votada ainda este ano

Bastos confirma troca no Ministério da Justiça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES