Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Prêmio leva parlamentares a fazerem campanha

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Prêmio leva parlamentares a fazerem campanha

Congresso em Foco

29/11/2006 | Atualizado 22/8/2018 às 15:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Soraia Costa


A corrida pelo Prêmio Congresso em Foco segue acirrada. Desde o início das votações, no último dia 22, a liderança já passou por vários parlamentares, tanto entre os deputados quanto entre os senadores. Os governistas saíram na frente, mas nos últimos dias os parlamentares da oposição conseguiram assumir a ponta e depois ampliar a vantagem. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), líder da oposição no Senado, e o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), líder da minoria na Câmara, são os primeiros colocados neste momento (manhã de quarta, 29).

Uma das explicações para a vantagem dos dois é que a enquete está sendo divulgada por eles, tanto nos sites quanto nos mailings de cada um. Além disso, há blogs e outros sites ligados ao PSDB e ao PFL participando da campanha dos oposicionistas. Um exemplo é o blog tourolouco, que na última sexta-feira fez um apelo aos leitores: "Parlamentares petistas estão a liderar a votação, que é pela internet, do Prêmio Congresso Em Foco. (...) Precisamos reagir, vote nos parlamentares da oposição".

A assessoria do senador Álvaro Dias informou que colocou nota sobre a votação no site e distribuiu e-mails pedindo votos. O senador atribui a essa divulgação o fato de estar na frente.  

A Agência Tucana está divulgando a participação dos parlamentares do PSDB. No Blog do Tebaldi, encontra-se texto despachado pela agência: "Seis parlamentares do PSDB estão entre os 40 indicados para o Prêmio Congresso em Foco, uma iniciativa do site homônimo especializado na cobertura do Congresso Nacional. O presidente nacional do partido, Tasso Jereissaiti (CE), o líder da bancada na Casa, Arthur Virgílio (AM), e o da minoria, Álvaro Dias (PR), estão entre os 15 melhores do Senado. Já na Câmara, os indicados são os deputados Alberto Goldman (SP), eleito vice-governador de São Paulo, além de Gustavo Fruet (PR) e Rafael Guerra (MG), em um total de 25".

Os governistas também entraram na disputa e estão pedindo votos para militantes, parentes e amigos. A assessoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), por exemplo, promete trabalhar para tirar a vantagem que é hoje de Aleluia. "Estamos acompanhando e fazendo campanha. Mandando e-mails para amigos e estamos correndo atrás para ganhar", disse uma das assessoras de imprensa de José Eduardo Cardozo.

A Mobilização Democrática (MD, partido nascido da fusão do PPS com o PMN e o PHS) também destacou a participação dos deputados Roberto Freire (PE) e Denise Frossard (RJ) em sua página na internet. Freire é, agora, o segundo mais votado na Câmara.

Disputa no Senado

A assessoria do gabinete da senadora Heloísa Helena (Psol-AL), que chegou a liderar a disputa no Senado e às 6h10 desta quarta-feira (29) aparece em quarto lugar, promete virada. Ela divulgou a enquete para o mailing da senadora, solicitando a participação dos militantes do Psol. No site de Heloísa Helena, também há uma área reservada para o link da votação. "Os votos que ela está recebendo são reflexo do trabalho que ela desenvolveu e desenvolve no Senado. Além de comparecer a todas as sessões e lutar pelos interesses da população, a senadora ganhou repercussão nacional ao se candidatar à Presidência da República", ressalta a assessoria. 
 
Surpresa com a liderança de Álvaro Dias na votação, Rosa Maria Wasem, assessora do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), avisa que os simpatizantes do parlamentar também entrarão em ritmo de campanha. "Vamos começar a votar no senador para ver se ele dispara. Ele achou ótimo estar na lista, mas a maior surpresa do concurso é ter Álvaro Dias em primeiro lugar", diz. "Fica na frente quem tem capacidade de mobilizar mais gente para votar", argumenta Rosa.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) se diz feliz pela indicação ao prêmio e avisou que começará sua campanha agora. "Acho muito positivo esse prêmio. O Congresso em Foco faz acompanhamento permanente do Legislativo. Fiquei muito feliz quando os jornalistas me escolheram como o melhor senador (leia mais). É muito bom ter esse tipo de reconhecimento", afirmou Mercadante, quinto colocado na disputa no Senado.

A exemplo dos senadores, vários deputados fazem campanha em seus sites pessoais. Contente pela primeira colocação, o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) disse que está acompanhando a votação e que colocou o link da enquete em seu site para ajudar a conquistar votos. "Meu site tem uma grande audiência, então acho que isso ajudou", destacou. "Um prêmio como esse é bom porque estimula e dá um ânimo maior para que o deputado se preocupe com a questão nacional", afirma Aleluia, para quem a boa votação valoriza o trabalho feito pela oposição.

Estão fazendo ainda campanha em seus sites pessoais os deputados Alberto Goldmann (PSDB-SP), Beto Albuquerque (PSB-RS), Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Henrique Fontana (PT-RS), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Renato Casagrande (PSB-ES).

A liderança do PT na Câmara disse que enviará e-mail divulgando a votação para estimular uma reação dos deputados petistas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem Prêmio Congresso em Foco

LEIA MAIS

Comissão reestima receita para orçamento em R$ 9,7 bi

Centrais manifestam por reajuste do mínimo e do IR

Aprovado crédito extra de R$ 1,77 bi para o Judiciário

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES