Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. ANJ critica postura agressiva de Requião

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ANJ critica postura agressiva de Requião

Congresso em Foco

2/11/2006 8:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por meio de uma nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) criticou ontem "a forma como o governador do Paraná, Roberto Requião, se referiu a jornalistas e empresas de comunicação em entrevista coletiva". Na segunda-feira, em entrevista no Palácio Iguaçu, Requião acusou a imprensa de "fazer campanha" para eleger seu adversário, o senador Osmar Dias (PDT).

"A Associação Nacional de Jornais lamenta e condena a forma como o governador do Paraná, Roberto Requião, se referiu a jornalistas e empresas de comunicação em entrevista coletiva após sua reeleição. O governador foi grosseiro, desrespeitoso e procurou criar um clima de hostilidade contra quem exerce de forma legítima seu direito de informar a opinião pública", diz a nota. O presidente da ANJ, Nelson Sirotsky, afirma que é lamentável que um governador "se porte com tamanha beligerância e desatino"

Ontem, a assessoria de imprensa do governo do Paraná emitiu nota relacionando os espaços dados pelos principais órgãos de imprensa ao governador e a Osmar Dias. Segundo a nota, desde 1º de julho foram 6.028 reportagens contra Requião, enquanto Dias teria tido 2.820 reportagens contrárias. "É lastimável que alguns jornalistas tenham assumido de forma tão veemente a defesa da empresa e não da imprensa", afirma o texto.

Confira  a íntegra da nota divulgada pela ANJ:

"A Associação Nacional de Jornais lamenta e condena a forma como o governador do Paraná, Roberto Requião, se referiu a jornalistas e empresas de comunicação em entrevista coletiva após sua reeleição. O governador foi grosseiro, desrespeitoso e procurou criar um clima de hostilidade contra quem exerce de forma legítima seu direito de informar a opinião pública.

É lamentável que um governador de Estado, a quem cabe a responsabilidade de administrar os interesses de toda a coletividade, se porte com tamanha beligerância e desatino. Como homem público, deveria zelar pelo livre exercício do jornalismo, pressuposto básico da democracia.

A sociedade e seu direito de ser informada constituem valor permanente, que o governador Roberto Requião parece desconsiderar. Convicta de que os meios de comunicação do Paraná e do Brasil não se constrangerão diante da truculência do governador, a ANJ reafirma que a liberdade de imprensa é um pressuposto da sociedade democrática. Por isso precisa ser respeitada e defendida por todos.

Nelson P. Sirotsky
Presidente da Associação Nacional de Jornais"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Petista prevê mudanças no Banco Central

MST pode promover greve geral

Delegado diz que ministro quis controlar dossiê

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

5

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES