Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/9/2006 | Atualizado 20/9/2006 às 0:18
"Senhor Diretor Sylvio Costa,
Neste ano de 2006 tive a grata surpresa de ter sido relacionado por esse site Congresso em Foco entre os melhores senadores desta Casa, resultado de enquete entre 20 jornalistas de diferentes veículos de comunicação.
Agora fui surpreendido negativamente com a matéria "Quase um terço do Congresso está sob suspeita", que relaciona o meu nome como um dos parlamentares que têm processo tramitando no STF.
A surpresa foi pelo fato de a matéria afirmar que "todos os parlamentares que respondem a processos foram procurados pelo Congresso em Foco para fornecer explicações sobre o assunto". Não é verdade. Nem eu nem minha assessoria fomos procurados, e tenho tido todo o interesse em informar corretamente sobre este caso. E mais ainda: fui eu que solicitei que o processo viesse a ser julgado no STF porque eu quero rapidez neste julgamento.
Diante do exposto, solicito que a nota explicativa que encaminho em anexo seja apresentada junto ao meu nome na matéria, conforme foi organizado por esse site com os demais parlamantares relacionados e que enviaram explicações.
Atenciosamente,
Senador Rodolpho Tourinho"
(Anexo)
De acordo com o Ministério Público Federal, algumas contas correntes fictícias teriam sido abertas e movimentadas na agência de Ribeirão Preto/SP do Banco Econômico S.A., em 1989. Em razão disso, diversos gerentes que trabalharam naquela agência, e alguns ex-diretores que cuidaram da área operacional da instituição financeira em outras agências, como no meu caso - eu que trabalhava em Salvador/BA -, foram denunciados pela suposta prática do crime previsto no art. 4º da Lei nº 7.492/1986.
Ocorre que as supostas contas correntes fictícias apontadas na denúncia não foram abertas ou movimentadas no período em que exerci o cargo de diretor operacional do Banco Econômico S.A.
O Banco Central já reconheceu tal fato e determinou o arquivamento do processo administrativo que havia sido instaurado contra mim. Pelo mesmo motivo, teve o arquivamento determinado pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
E mais: fui eu que solicitei que o processo viesse a ser julgado no Supremo Tribunal Federal, porque eu quero rapidez neste julgamento.
Finalmente, cabe esclarecer que pedi demissão do banco em 1989 - seis anos antes da sua intervenção - não tendo sido atingido por nenhum dos atos do Banco Central referentes àquele processo, e nos quase 20 anos de atividade bancária não consta no Banco Central qualquer tipo de restrição a minha conduta.
Senador RODOLPHO TOURINHO
Nota da redação: o senador foi, sim, procurado pela reportagem, por meio de e-mail cujo recebimento confirmamos.
Temas
Prêmio Congresso em Foco 2025
Prêmio Congresso em Foco 2025: veja quem lidera 2ª parcial da votação
Eleições partidárias
OPERAÇÃO POLICIAL