Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/9/2006 | Atualizado às 10:20
O PT confirmou o recebimento e a distribuição de encartes e revistas com propaganda do governo federal, que foram encaminhados pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secom). Em nota oficial, divulgada ontem (12), o partido classificou como "inaceitável" o vazamento de informações que constam de um relatório preliminar do TCU.
O documento, que foi assinado pelo presidente do partido e coordenador-geral da campanha de reeleição do presidente Lula, Ricardo Berzoini, admite que o PT repassou os exemplares. Entretanto, segundo a nota, foram 929.940 cópias, e não duas milhões, conforme afirmou reportagem publicada esse fim de semana pela revista Veja.
Segundo a reportagem, publicações confeccionadas a pedido do Palácio do Planalto teriam sido entregues a diretórios da legenda para que fosse feita a distribuição. Os impressos exaltam ações do governo Lula e criticam as gestões anteriores.
"É estranho, porém, que a divulgação precipitada e distorcida desta notícia ocorra em plena campanha eleitoral, e seja tratada por alguns órgãos de imprensa como se já houvesse decisão contrária à distribuição", afirma Berzoini no documento.
O relator do caso no TCU, ministro Ubiratan Aguiar, não quis comentar as informações, pois o relatório ainda não foi analisado pelos demais ministros.
Confira a nota, na íntegra, divulgada pelo PT:
"Em face às matérias divulgadas nos últimos dias na imprensa, relacionadas à distribuição de cartilhas com ações do governo federal, temos a informar que, segundo levantamento interno, o Partido dos Trabalhadores recebeu um montante de 929.940 exemplares (e não dois milhões, conforme publicado por alguns órgãos), e distribuiu na ocasião essas publicações aos seus diretórios e militantes, além de disponibilizá-los em eventos (seminários e reuniões) para os participantes dos mesmos.
Os nomes dos responsáveis pelo recebimento, a quantidade de exemplares, a data de recebimento e as demais informações comprobatórias da utilização dessas cartilhas foram criteriosamente documentadas e estão (como sempre estiveram) à disposição do Tribunal de Contas da União (TCU).
É função do TCU acompanhar e fiscalizar a utilização dos recursos da União com isenção e imparcialidade. O PT sempre apoiou a atuação desse instrumento de controle social. É estranho, porém, que a divulgação precipitada e distorcida desta notícia ocorra em plena campanha eleitoral, e seja tratada por alguns órgãos de imprensa como se já houvesse decisão contrária à distribuição. Isso é inaceitável.
Não é a primeira vez que isso ocorre. Há pouco tempo, em janeiro de 2006, a imprensa divulgou em manchetes um relatório de técnicos do TCU, relativo à compra da carteira de recebíveis do Banco BMG pela Caixa Econômica Federal. As matérias tentavam fazer crer que o TCU já teria se posicionado sobre o assunto, condenando a diretoria da CEF. Em 16 de junho passado, o plenário do TCU, por unanimidade, entendeu não haver irregularidades na operação, fato publicado timidamente pelos jornais.
Ricardo Berzoini
Presidente Nacional do PT"
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília