Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/9/2006 20:14
A menos de três semanas da eleição, o governo federal colocou em prática um pacote de medidas para reduzir o preço dos imóveis e tornar mais acessíveis os juros e pagamentos dos financiamentos da casa própria. As medidas foram anunciadas hoje pelo presidente Lula, candidato à reeleição, em solenidade no Planalto.
A principal novidade é a possibilidade de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social (BNDES) financie empresas para que elas ofereçam moradia para seus funcionários. O risco da operação será do empregador. A limitação é que os imóveis terão de ser próximos a uma nova fábrica, por exemplo.
Outra medida é o uso facultativo da TR (taxa referencial) para o calculo dos financiamentos. No pacote, o governo permitirá apenas que os bancos que desejarem deixar de indexar seus empréstimos a essa taxa possam fazer isso utilizando recursos da caderneta de poupança para oferecer o crédito. A medida irá entrar em vigor nos próximos dias.
A partir dessa MP, serão três as possibilidades de financiamento com os recursos do Sistema Brasileira de Poupança e Empréstimo - cerca de R$ 8,7 bilhões neste ano. No primeiro caso, os bancos poderão cobrar apenas os juros, limitados a 12% ao ano. A outra forma é continuar como está hoje: TR mais juros de até 12% ao ano. No último caso, os contratos serão limitados a 12% ao ano mais um adicional fixo equivalente a TR ('TR travada'), mas as parcelas não irão variar.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso