Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula lança programa de governo em São Paulo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula lança programa de governo em São Paulo

Congresso em Foco

29/8/2006 | Atualizado às 16:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente Lula, candidato à reeleição, lançou hoje em São Paulo o programa de governo para um eventual segundo mandato. O documento de 30 páginas, que foi organizado em seis eixos de ação, dentre outros pontos, destaca a ampliação dos benefícios do Bolsa Família e a continuação dos aumentos reais para o salário mínimo. Além da pretensão de votar a reforma política nos próximos quatro anos.

Segundo o candidato, em nota divulgada à imprensa, "no primeiro mandato foram criadas as condições para que o país cresça de forma sustentada durante vários anos. Para dar continuidade ao crescimento, o programa prevê a execução ou conclusão de grandes obras de infra-estrutura em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias".

Quanto à reforma política, o petista afirma no programa que a proposta "terá tratamento preferencial no próximo mandato, especialmente quanto ao financiamento de campanhas eleitorais e da fidelidade partidária".

No documento, o petista apresenta propostas para a área de segurança pública (fortalecimento da vigilância nas fronteiras e consolidação do Sistema Único de Segurança Pública com a interligação de órgãos federal, estadual e municipal), de educação (universalização do ensino fundamental de nove anos e estabelecimento de um piso salarial para professores), de saúde (mais controle social no Sistema Único de Saúde, o cartão do sistema será universalizado e criação de centros de atendimentos especializados de média complexidade), dentre outros.

No setor econômico, o presidente pretende "aprofundar a redução da taxa básica de juros, aproximando-a daquela praticada nos países em desenvolvimento".

A longo prazo, o programa coloca como prioridades: construção do Pólo Petroquímico e da Siderúrgica do Rio de Janeiro, e do Gasoduto responsável pelo fornecimento de gás à Siderúrgica do Ceará. Além da continuidade da duplicação das BR-101 Sul e BR-101 Nordeste, construção da BR-163 no  Pará, da BR-158 no Mato Grosso, da BR-364 no Acre e da BR-040 em Minas Gerais.

Por fim, o texto "contesta a tese neoliberal de que o aumento dos gastos sociais prejudica as contas do país". "A direita vê esses investimentos sociais, assim como o aumento do salário mínimo acima de inflação, como ameaças ao equilíbrio fiscal, tese que foi desmentida pela realidade nos últimos três anos. O projeto da oposição é o de voltar à era FHC com redução dos investimentos sociais, e retomada das privatizações", relata o documento. (Renaro Cardozo)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PEC do trabalho escravo pode ser votada nesse ano

TSE nega recurso de suposto sanguessuga

Heloísa Helena questiona queda em pesquisas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES