Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/4/2009 18:36
Rodolfo Torres
Sem precisar a data, o presidente Lula informou nesta quinta-feira (16) que quer mudar o cálculo do rendimento da caderneta de poupança. Lula afirmou que ainda conversará com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e que nenhuma medida será anunciada hoje.
"Nós vamos discutir isso com carinho porque, primeiro, nós precisamos proteger os poupadores. Segundo, nós não podemos permitir que pessoas que tenham muito dinheiro utilizem o dinheiro para aplicar na poupança. A poupança é para salvaguardar os interesses da maioria da população, que tem pouco dinheiro, para que ela não tenha prejuízo", argumentou. "Nós queremos preservar aquilo que nós temos de mais sagrado, que são os poupadores brasileiros."
A medida visa impedir que a poupança se torne uma aplicação atraente para grandes investidores com a redução na taxa de juros.
"Na medida em que você começa a cair a taxa de juros, você precisa ter um equilíbrio, porque senão não é mais poupança, passa a ser um investimento. Daqui a pouco, as grandes multinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança. Então, nós precisamos apenas tomar cuidado para não quebrar um sistema que funciona adequadamente", afirmou.
Arrecadação em queda
A declaração ocorreu poucas horas depois de a Receita Federal anunciar que a arrecadação do governo caiu pelo quinto mês consecutivo. De acordo com órgão, em março deste ano foram arrecadados R$ 53,261 bilhões entre impostos e contribuições federais. O valor é 1,11% menor do que o mesmo o mesmo período do ano passado, mas representa uma elevação de 17,84% se comparado a fevereiro de 2009.
Temas
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso