Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado deve votar MP da crise nesta semana

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado deve votar MP da crise nesta semana

Congresso em Foco

2/11/2008 | Atualizado às 17:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A crise financeira mundial deve ser novamente o tema da semana no Congresso. Na pauta do plenário do Senado, cinco medidas provisórias trancam os trabalhos. Segundo o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), além dessas medidas os senadores poderão apreciar também as MPs 442/08 e 443/08, que trazem medidas para amenizar os efeitos da crise financeira no Brasil.

A primeira delas, a MP 442, já foi aprovada na Câmara e transformada no PLV 29/08. Ela trata das operações de redesconto pelo Banco Central (BC) e autoriza a emissão da Letra de Arrendamento Mercantil (LAM). Com o objetivo de socorrer instituições financeiras em dificuldade, o BC irá facilitar o auxílio a instituições bancárias de pequeno porte e a abertura de crédito para exportadores.

Já a MP 443 precisa ainda passar pelo crivo dos deputados no plenário da Câmara. A medida autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem carteiras de crédito de bancos brasileiros em dificuldade. A decisão abre a possibilidade para que os bancos estatais, a exemplo dos países mais ricos da Europa como a Inglaterra, possam comprar instituições financeiras em dificuldade devido à crise financeira.

Trancam a pauta

Antes de avaliar as MPs da Crise, os senadores devem apreciar a MP 435/08, a primeira que tranca a pauta. Essa medida trata da utilização do superávit financeiro para amortizar o pagamento da dívida pública mobiliária federal interna. A medida autoriza, entre outras coisas, o Tesouro Nacional a emitir títulos públicos para recompor a carteira do Banco Central e determina também a transferência, para a União, do resultado financeiro das operações realizadas pela BC.

A segunda medida provisória que deve ser apreciada, a MP 436/08, muda o regime de tributação das bebidas frias – refrigerantes, cerveja e água. A medida adia de 1º de outubro para 1º de janeiro de 2009 o início da vigência de incentivos tributários para o setor das bebidas frias.

Outro item da pauta é a MP 438/08, convertida no PLV 26/08. Essa medida isenta do pagamento de tributos as doações em espécie recebidas por instituições financeiras públicas controladas pela União e destina a ações de prevenção, monitoramente e combate ao desmatamento.

Uma das medidas que também deve ser apreciada esta semana é a MP 439, que autoriza a União a conceder crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de até R$ 15 bilhões, com intuito de constituir uma fonte de recursos adicionais para permitir o financiamento de projetos de investimento.

A quinta MP a trancar os trabalhos do plenário do Senado é a Medida Provisória 440/08, transformada no PLV 27/08. Essa matéria prevê o reajuste salarial das carreiras de auditoria da Receita Federal, auditoria-fiscal do Trabalho e outras. A proposta deve beneficiar mais de 91 mil servidores. (Renata Camargo)

Leia também:

Câmara aprova 1ª MP contra efeitos da crise financeira

MP 442 não atende exportadores, diz Aníbal

“Não tem banco quebrando”, garante Mantega

BB e Caixa poderão comprar bancos em crise

Câmara aprova MP que libera R$ 15 bilhões ao BNDES

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula lamenta morte da secretária nacional do Bolsa Família

Mais 2,7 mi poderão trocar de operadora sem mudar número

Manchetes dos jornais de hoje - 02nov2008

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES