Notícias

Lula quer comitê gestor do PAC Social

21/7/2008
Publicidade
Expandir publicidade
Ao final da reunião realizada hoje no Palácio do Planalto com 17 ministros das áreas social e econômica, o presidente Lula decidiu que, a exemplo do que ocorre na integralidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os projetos de desenvolvimento na área social – o chamado PAC Social – devem ter um comitê gestor. Segundo interlocutores do presidente, os ministros mais cotados para ocupar a função – exercida por Dilma Rousseff (Casa Civil) no PAC – são Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

A preocupação de Lula, segundo apurou o Congresso em Foco, é chegar ao fim do mandato com todas as metas estipuladas à época do lançamento do programa, há cerca de um ano, cumpridas. Para tanto, acredita o presidente, faz-se necessária uma coordenação direcionada a garantir a consecução e conclusão das obras Brasil afora.

Na longa reunião (cerca de quatro horas) iniciada nesta tarde, que serviu como balanço das obras do PAC de acordo com cada área ministerial, diversos ministros alegaram que a falta de recursos poderá comprometer o cumprimento das metas. Eles disseram também haver problemas em alguns estados e municípios no que tange à assinatura de convênios.

Lula respondeu com um pedido: que os ministros não inventem projetos, e concentrem-se na responsabilidade de concluir os já iniciados. O presidente disse ainda que a arrecadação extra do governo não será retida em detrimento dos projetos de desenvolvimento, mas que uma eventual aplicação desses recursos não poderia ser desperdiçada em novos empreendimentos.

Em viagem ao Rio de Janeiro, a ministra Dilma Rousseff designou para representá-la na reunião a sub-chefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior. Miriam é a secretária-executiva do PAC.

Além dela, participaram da reunião, segundo a assessoria da Presidência, os ministros Guido Mantega (Fazenda); Paulo Bernardo (Planejamento); Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência); Fernando Haddad (Educação); José Gomes Temporão (Saúde); Edson Santos (Igualdade Racial); Nilcéia Freire (Políticas para as Mulheres); Orlando Silva (Esportes); Carlos Lupi (Trabalho), Altemir Gregolin (Pesca); Tarso Genro (Justiça); Rogério Sotilli (Direitos Humanos – interino); Carlos Minc (Meio Ambiente); Sérgio Mambert (Cultura – interino); Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário); e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). (Fábio Góis)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos