Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Gim Argello toma posse hoje

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Gim Argello toma posse hoje

Congresso em Foco

17/7/2007 | Atualizado às 13:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A assessoria do suplente de senador Gim Argello (PTB-DF) confirmou ao Congresso em Foco que ele deve assumir hoje, entre 16h e 17h, a vaga de senador deixada por Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou após ser flagrado tratando com o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin de Moura da divisão de um cheque de R$ 2,2 milhões.

A Polícia Civil do DF acredita que o dinheiro seja propina pela mudança de destinação de um terreno pertencente ao ex-deputado Wigberto Tartuce (PMDB) e afirma que Gim também receberia parte da quantia.

Mesmo antes da posse de Gim, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), já está analisando essas denúncias. Tuma recebeu no início do dia um dossiê preparado pelo advogado do futuro senador, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Mauricio Corrêa.

Hoje à tarde, o corregedor tem uma reunião com o superintendente da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, e com os peritos da PF que analisam o inquérito da Operação Aquarela, que desmontou uma quadrilha que fraudava do BRB e trouxe à tona as suspeitas contra Roriz e Gim.

"O advogado disse que não há nenhuma implicação de Gim na Operação Aquarela e que há apenas alguma citações ao suplente de Roriz", contou Tuma.

Segundo Tuma, se a posse de Gim acontecer mesmo hoje, as investigações contra ele serão encaminhadas da Justiça comum para o STF. Com o petebista já empossado, no caso de o Psol apresentar uma representação contra ele, o próprio Tuma se afasta da apuração, que passa a ser responsabilidade do Conselho de Ética.

"Gentalha"

Ao saber da intenção de Gim de tomar posse hoje, a presidente do Psol, ex-senadora Heloisa Helena ficou espantada e disse que o partido entrará com representação para abertura de processo de quebra de decoro parlamentar contra o petebista tão logo ele se torne senador.

“Essa gentalha não dá sossego para a gente. Temos que ficar o tempo todo perseguindo essa gentalha. E o Psol não está fazendo nada demais. Está apenas cumprindo sua obrigação", afirmou ela. (Carol Ferrare, Lucas Ferraz e Lúcio Lambranho)

Matéria atualiza às 13h33.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Coalizão facilita aprovações no Legislativo

Senado: Heloísa Helena participa de reunião da Mesa

Renan desiste de pedido de vistas e perícia deve sair

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES