Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/7/2007 | Atualizado às 13:33
A assessoria do suplente de senador Gim Argello (PTB-DF) confirmou ao Congresso em Foco que ele deve assumir hoje, entre 16h e 17h, a vaga de senador deixada por Joaquim Roriz (PMDB-DF), que renunciou após ser flagrado tratando com o ex-presidente do BRB Tarcísio Franklin de Moura da divisão de um cheque de R$ 2,2 milhões.
A Polícia Civil do DF acredita que o dinheiro seja propina pela mudança de destinação de um terreno pertencente ao ex-deputado Wigberto Tartuce (PMDB) e afirma que Gim também receberia parte da quantia.
Mesmo antes da posse de Gim, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), já está analisando essas denúncias. Tuma recebeu no início do dia um dossiê preparado pelo advogado do futuro senador, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Mauricio Corrêa.
Hoje à tarde, o corregedor tem uma reunião com o superintendente da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, e com os peritos da PF que analisam o inquérito da Operação Aquarela, que desmontou uma quadrilha que fraudava do BRB e trouxe à tona as suspeitas contra Roriz e Gim.
"O advogado disse que não há nenhuma implicação de Gim na Operação Aquarela e que há apenas alguma citações ao suplente de Roriz", contou Tuma.
Segundo Tuma, se a posse de Gim acontecer mesmo hoje, as investigações contra ele serão encaminhadas da Justiça comum para o STF. Com o petebista já empossado, no caso de o Psol apresentar uma representação contra ele, o próprio Tuma se afasta da apuração, que passa a ser responsabilidade do Conselho de Ética.
"Gentalha"
Ao saber da intenção de Gim de tomar posse hoje, a presidente do Psol, ex-senadora Heloisa Helena ficou espantada e disse que o partido entrará com representação para abertura de processo de quebra de decoro parlamentar contra o petebista tão logo ele se torne senador.
“Essa gentalha não dá sossego para a gente. Temos que ficar o tempo todo perseguindo essa gentalha. E o Psol não está fazendo nada demais. Está apenas cumprindo sua obrigação", afirmou ela. (Carol Ferrare, Lucas Ferraz e Lúcio Lambranho)
Matéria atualiza às 13h33.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil