Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/6/2007 20:32
A Procuradoria Regional da União (PRU) da 1ª Região entrou hoje (11) na Justiça com um pedido de suspensão da liminar que impede o pagamento da verba indenizatória aos parlamentares. A PRU é uma unidade da Procuradoria Geral da União (PGU), órgão da Advocacia Geral da União (AGU).
Na semana passada, uma liminar deferida pela 3ª Vara Federal do Distrito Federal determinava que a Câmara e o Senado acabassem com o pagamento da verba indenizatória, dinheiro que é repassado aos parlamentares para gastos extras mediante apresentação de comprovantes. Na Câmara, o valor é de até R$ 15 mil. No Senado, o valor não é informado. (leia mais).
Na ação, a PRU alega que de acordo com a Constituição, a Câmara e o Senado possuem autonomia e competência para dispor sobre matérias que envolvam a organização e o funcionamento das Casas.
Segundo a PRU, a “verba indenizatória permite a atuação dos parlamentares, já que representa uma garantia ao desempenho das atividades nos estados de origem de cada um”. Ainda de acordo com a PRU, a verba “fortalece o regime representativo, pois os deputados e senadores ficam próximos do povo e do estado que representam, o que dá condições de bem desenvolverem seus trabalhos perante o Congresso Nacional”. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil