Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/5/2007 | Atualizado às 14:09
Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de todo o país iniciaram hoje (14) uma greve por tempo indeterminado contra o que eles chamam de "sucateamento" do órgão e a suposta pressão do Planalto pela aceleração da concessão das licenças ambientais.
O presidente da associação servidores do órgão, Jonas Corrêa, disse à agência Folha Online que a categoria está insatisfeita com a interferência do governo. "O sentimento que há entre os servidores é de indignação, de traição. Nos sentimos traídos pelo governo com a criação do Instituto Chico Mendes".
O Instituto Chico Mendes foi criado por medida provisória e faz parte de um projeto de reestruturação do Ibama que incluiu, entre outros, a troca de diretores. O novo instituto assumiu parte das obrigações do Ibama, especialmente a concessão de licenças ambientais.
Para os grevistas, o governo quer pressionar o órgão a acelerar o processo de liberação de obras, especialmente as das hidrelétricas do rio madeira, que integram o Programa de Aceleração do Cresciemento (PAC). "Os dirigentes anteriores do Ibama não sabiam dessa reestruturação. Tudo foi armado com o objetivo de atender os setores do governo que querem as concessões de licenças a qualquer custo, mesmo que isso prejudique o ambiente", defende Jonas Corrêa. "Tudo foi planejado com o objetivo de desmantelar e enfraquecer o órgão", afirma.
"É importante frisar que as presidências e direções destes institutos, apesar de terem se colocado à disposição dos servidores para dirimir suas dúvidas, não foram por eles demandados", responderam, em nota oficial, os presidentes interinos do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto, e do Instituto Chico Mendes, João Paulo Ribeiro Capobianco. (Carol Ferrare)
Leia mais:
Governo edita MP para reestruturar Ibama
Para garantir usinas do PAC, Lula divide Ibama
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem