Os partidos têm até hoje (2) para concluir a indicação dos integrantes da CPI do Apagão Aéreo. A expectativa é de que a comissão comece os seus trabalhos já amanhã (3). Até agora, só os oposicionistas PSDB, DEM e Psol e o governista PDT indicaram seus representantes.
Donos das duas maiores bancadas da Câmara, PMDB e PT reivindicam a relatoria e a presidência da CPI e não admitem acordo com a oposição, que cobra pelo menos um dos cargos. PSDB e DEM ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para participar também do comando das investigações.
O governo ainda tenta demover o PV da idéia de indicar o deputado Fernando Gabeira (RJ) para a comissão e pressiona pela indicação de um parlamentar mais afinado com o Planalto.
A CPI do Apagão Aéreo terá 24 membros titulares e o mesmo número de suplentes. Confira como ficará a distribuição das vagas na comissão entre os partidos: PMDB – 4 PT – 4 PSDB – 3 DEM – 3 PP – 2 PR – 1 PTB – 1 PPS – 1 PV – 1 Psol – 1 PSB – 1 PDT – 1 PCdoB – 1
Partidos que já indicaram seus representantes:
DEM
Titulares – Solange Amaral (RJ), Vitor Penido (MG) e Vic Pires Franco (PA) Suplentes – Efraim Filho (PB), Silvinho Peccioli (SP) e Davi Alcolumbre (AP)
PSDB
Titulares – Gustavo Fruet (PR), Wanderley Macris (SP) e Zenaldo Coutinho (PA) Suplentes – Carlos Sampaio (SP), Rodrigo de Castro (MG) e Otávio Leite (MG)
PDT
Titular – Wolney Queiroz (PE) Suplente – Sérgio Brito (BA)