Os parlamentares da chamada terceira via devem escolher hoje (16) qual candidato para a presidência da Câmara o grupo lançará. Eles se encontram às 15h, no plenário 7. Atualmente, os dois candidatos ao cargo são o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Entre os nomes que podem ser escolhidos estão a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Raul Henry (PMDB-PE) e Paulo Renato Souza (PSDB-SP).
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirmou que aceita disputar a presidência da Câmara pela terceira via, mas impôs condições para lançar a candidatura. Pressionado por parlamentares para entrar na briga, Fruet não quer ser uma “anticandidatura” apenas para fazer oposição a Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Fruet já antecipou que só entrará na disputa se seu nome tiver um mínimo de viabilidade. “Vamos ver a receptividade do PSDB a essa iniciativa. Temos de avaliar a viabilidade dessa candidatura alternativa e o seu potencial de disputa. Porque uma candidatura apenas para marcar posição dificilmente vai prosperar”.