Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Sindicância apura uso de verba secreta na Abin

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Sindicância apura uso de verba secreta na Abin

Congresso em Foco

8/1/2007 9:56

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Reportagem publicada na edição de hoje (8) do jornal Estado de Minas  revela que uma sindicância interna na Agência Brasileira de Inteligência (Abin),  aberta recentemente, apura o suposto uso da verba secreta (VS) para pagar o salário de uma secretária da Superintendência da Abin, em São Paulo.  A VS deve ser destinada a missões típicas de um serviço secreto, como pagar informantes, bancar operações de espionagem e custear gastos com missões clandestinas.

Segundo o repórter Lucas Figueiredo, a investigação foi aberta para tentar conter rumores que circulam no órgão dando conta da suposta malversação da VS. “Trata-se de mais um round da disputa interna na Abin, em que agentes descontentes com os rumos do órgão tentam enfraquecer a atual direção da agência”.

Na reportagem, o jornalista aponta que agentes ouvidos pelo jornal afirmam que a VS tem sido usada para custear gastos que deveriam ser ostensivos, o que implicaria em realização de licitações públicas e prestação de contas.

“Eles citam como exemplo o 2º Seminário Internacional de Inteligência, promovido pela Abin no final do ano passado. Realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o seminário reuniu, num dos hotéis mais sofisticados da capital federal, o Blue Tree, convidados estrangeiros, representantes de órgãos públicos dos Três Poderes, da comunidade acadêmica, formadores de opinião, estudantes de problemas nacionais e questões de segurança internacional. O evento teria custado cerca de R$ 350 mil e sido pago com a verba secreta”, afirma o repórter.

De acordo com o jornal, outro gasto suspeito de ter sido feito com a VS é a confecção de livros de luxo com a reprodução das medalhas conferidas pela Abin. “Nos últimos meses, como forma de melhorar a imagem da agência, a direção da Abin tem intensificado a concessão de medalhas, que são distribuídas juntamente com o livro. No final do ano passado, foram condecorados um funcionário de cada departamento da Abin e autoridades de outros órgãos. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, foi agraciado com a Medalha Amigo da Abin”.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo encontrará dificuldades para aprovar PAC

Governo federal vai ajudar Serra com segurança pública

Deputados discutem melhoria da imagem da Câmara

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

2

VÍDEO

Prisão domiciliar de Bolsonaro pode ser revogada, explica criminalista

3

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

4

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES