Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/1/2007 9:56
Reportagem publicada na edição de hoje (8) do jornal Estado de Minas revela que uma sindicância interna na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), aberta recentemente, apura o suposto uso da verba secreta (VS) para pagar o salário de uma secretária da Superintendência da Abin, em São Paulo. A VS deve ser destinada a missões típicas de um serviço secreto, como pagar informantes, bancar operações de espionagem e custear gastos com missões clandestinas.
Segundo o repórter Lucas Figueiredo, a investigação foi aberta para tentar conter rumores que circulam no órgão dando conta da suposta malversação da VS. “Trata-se de mais um round da disputa interna na Abin, em que agentes descontentes com os rumos do órgão tentam enfraquecer a atual direção da agência”.
Na reportagem, o jornalista aponta que agentes ouvidos pelo jornal afirmam que a VS tem sido usada para custear gastos que deveriam ser ostensivos, o que implicaria em realização de licitações públicas e prestação de contas.
“Eles citam como exemplo o 2º Seminário Internacional de Inteligência, promovido pela Abin no final do ano passado. Realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o seminário reuniu, num dos hotéis mais sofisticados da capital federal, o Blue Tree, convidados estrangeiros, representantes de órgãos públicos dos Três Poderes, da comunidade acadêmica, formadores de opinião, estudantes de problemas nacionais e questões de segurança internacional. O evento teria custado cerca de R$ 350 mil e sido pago com a verba secreta”, afirma o repórter.
De acordo com o jornal, outro gasto suspeito de ter sido feito com a VS é a confecção de livros de luxo com a reprodução das medalhas conferidas pela Abin. “Nos últimos meses, como forma de melhorar a imagem da agência, a direção da Abin tem intensificado a concessão de medalhas, que são distribuídas juntamente com o livro. No final do ano passado, foram condecorados um funcionário de cada departamento da Abin e autoridades de outros órgãos. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, foi agraciado com a Medalha Amigo da Abin”.
Temas
GUARDAS MUNICIPAIS
Lewandowski destaca atuação de Adriana Accorsi na PEC da Segurança