Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/11/2006 | Atualizado às 10:49
Segundo na ordem da sucessão presidencial, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assumirá o comando do Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (13). Ele recebe o cargo do presidente Lula amanhã, às 17h, na Estação de Autoridades no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Lula vai à Venezuela participar da inauguração de uma ponte e de um evento da área petrolífera. O deputado é o primeiro comunista a ocupar a cadeira mais importante da República.
"Esse fato (ocupar a Presidência) é uma expressão do amadurecimento da vida democrática no Brasil. Mesmo que seja só uma formalidade constitucional, mostra ao mundo o dinamismo e a mobilidade exemplares que nossa democracia proporciona", disse Aldo Rebelo, que fica no posto até a meia-noite de segunda-feira.
O comunista aproveitará o dia como presidente para abrir o Ciclo de Discussão sobre Políticas Públicas, organizado pela Fundação Mario Covas, em São Paulo.O vice-presidente, José Alencar, é o primeiro na linha sucessória, mas pediu licença médica para fazer uma cirurgia, na terça-feira, nos Estados Unidos.
Bastos sinaliza que reforma sairá até o fim do mês
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sinalizou nessa sexta-feira que o anúncio da tão esperada - e comentada - reforma ministerial pode ser antecipada para o fim deste mês. O ex-ministro, que disse ter conversado pela manhã com o presidente Lula sobre o assunto, não deixou claro se vai permanecer no cargo a partir do ano que vem.
"Esta questão de ministério quem vai decidir é o presidente. Esta é uma questão que vai ficar para o fim deste mês, comecinho do outro", disse após participar de solenidade no Ministério da Justiça em que passou ao Paraguai a presidência pré-tempore do Mercosul.
A expectativa era que a reforma ministerial fosse anunciada somente no ano que vem. Porém, a pressão dos partidos que contribuíram para a reeleição de Lula pode antecipar o processo. O presidente tem afirmado, porém, que não tem pressa para a montagem do novo governo.
Deputada do PTC deve aumentar bancada petista
O PT informou ontem que a deputada federal eleita Angela Portela (PTC-RR) pretende se filiar ao partido no próximo dia 15. Se confirmada a transferência, a bancada petista na Câmara passaria a contar com 84 parlamentares.
A decisão foi tomada, ainda segundo informações divulgadas pelo PT, após uma reunião da bancada petista com os novos deputados eleitos, ocorrida na quinta-feira. Angela teria participado do encontro. Eleita pela primeira vez para um mandato legislativo, Angela é professora e conquistou seus eleitores com propostas para a área de educação e de políticas sociais.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil