Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/11/2006 | Atualizado às 10:49
Segundo na ordem da sucessão presidencial, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assumirá o comando do Palácio do Planalto na próxima segunda-feira (13). Ele recebe o cargo do presidente Lula amanhã, às 17h, na Estação de Autoridades no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Lula vai à Venezuela participar da inauguração de uma ponte e de um evento da área petrolífera. O deputado é o primeiro comunista a ocupar a cadeira mais importante da República.
"Esse fato (ocupar a Presidência) é uma expressão do amadurecimento da vida democrática no Brasil. Mesmo que seja só uma formalidade constitucional, mostra ao mundo o dinamismo e a mobilidade exemplares que nossa democracia proporciona", disse Aldo Rebelo, que fica no posto até a meia-noite de segunda-feira.
O comunista aproveitará o dia como presidente para abrir o Ciclo de Discussão sobre Políticas Públicas, organizado pela Fundação Mario Covas, em São Paulo.O vice-presidente, José Alencar, é o primeiro na linha sucessória, mas pediu licença médica para fazer uma cirurgia, na terça-feira, nos Estados Unidos.
Bastos sinaliza que reforma sairá até o fim do mês
O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sinalizou nessa sexta-feira que o anúncio da tão esperada - e comentada - reforma ministerial pode ser antecipada para o fim deste mês. O ex-ministro, que disse ter conversado pela manhã com o presidente Lula sobre o assunto, não deixou claro se vai permanecer no cargo a partir do ano que vem.
"Esta questão de ministério quem vai decidir é o presidente. Esta é uma questão que vai ficar para o fim deste mês, comecinho do outro", disse após participar de solenidade no Ministério da Justiça em que passou ao Paraguai a presidência pré-tempore do Mercosul.
A expectativa era que a reforma ministerial fosse anunciada somente no ano que vem. Porém, a pressão dos partidos que contribuíram para a reeleição de Lula pode antecipar o processo. O presidente tem afirmado, porém, que não tem pressa para a montagem do novo governo.
Deputada do PTC deve aumentar bancada petista
O PT informou ontem que a deputada federal eleita Angela Portela (PTC-RR) pretende se filiar ao partido no próximo dia 15. Se confirmada a transferência, a bancada petista na Câmara passaria a contar com 84 parlamentares.
A decisão foi tomada, ainda segundo informações divulgadas pelo PT, após uma reunião da bancada petista com os novos deputados eleitos, ocorrida na quinta-feira. Angela teria participado do encontro. Eleita pela primeira vez para um mandato legislativo, Angela é professora e conquistou seus eleitores com propostas para a área de educação e de políticas sociais.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores