O Conselho de Ética da Câmara aprovou hoje (24) 46 requerimentos referentes aos processos dos 67 deputados acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias.
Nos pedidos aprovados estão as convocações de parlamentares denunciados (dentre eles, Carlos Nader, do PL, José Militão, do PTB, e Lino Rossi, do PP) e de algumas testemunhas, além do fornecimento de informações em posse da Polícia Federal (PF), Ministério Público e outros órgãos federais e estaduais sobre os casos.
Algo em comum na maioria dos requerimentos foi o pedido de convocação de Luiz Antonio Vedoin e Darci Vedoin, donos da Planam, para depor. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), espera agora por uma resposta do juiz Jefferson Schneider, da 2ª Vara Federal, sobre a possibilidade de Luiz Antonio vir a Brasília depor. Ele atualmente está preso em Cuiabá (MT).
Caso não seja autorizada a vinda de Luiz Antonio, os integrantes do colegiado irão até Cuiabá para ouvir o responsável pelo esquema dos sanguessugas.
Os pedidos aprovados foram apresentados pelos relatores Ann Pontes (PMDB-PA), Jairo Carneiro (PFL-BA), José Carlos Araújo (PL-BA), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
No próximo encontro do colegiado, na terça-feira (31), será ouvida a ex-funcionária do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino. Ela é acusada de participação no esquema dos sanguessugas.
(Renaro Cardozo)
Confira os 46 requerimentos que foram aprovados