Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/9/2006 | Atualizado às 14:12
O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), terá que dar explicações ao presidente Lula sobre sua eventual participação no escândalo da compra de dossiê contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin. Ontem (19), de Nova York, onde participava da Assembléia Geral da ONU, o presidente Lula demonstrou para assessores aqui no Brasil sua contrariedade com o envolvimento de petistas no episódio.
Lula teria dito que não está convencido das explicações de Berzoini. "O Berzoini tem que explicar o que aconteceu. Se alguém do PT está envolvido, que assuma. Não vamos ficar sangrando como ocorreu no episódio Waldomiro Diniz", afirmou Lula para um assessor.
Nessa terça-feira (19), o presidente do PT admitiu que tinha a informação de que integrantes do PT procuraram a revista Época, mas que achava que se tratasse de discussão de "pauta de interesse jornalístico'. Por meio de nota, declarou: "manifesto, mais uma vez, a minha indignação com esse episódio, e condeno, como sempre condenei, o denuncismo e a baixaria em processos eleitorais, reafirmando a necessidade de que todas as denúncias sejam investigadas e esclarecidas o quanto antes. E pergunto: a quem interessa criar confusão nesta campanha eleitoral?
"Doa a quem doer"
O presidente Lula também afirmou, ontem, que mandará a Polícia Federal fazer uma investigação "para saber o que aconteceu nesse país". Sem citar nomes, ele disse que como presidente só cabe fazer uma coisa: "investigar a fundo quem estiver envolvido, doa a quem doer". "E as pessoas todas que praticarem qualquer coisa ilícita têm de pagar".
Lula ainda questionou a quem interessava "melar o processo eleitoral a essa altura do campeonato". "Estou a dez dias da eleição e minha situação está altamente favorável". E acrescentou: "por que haveria alguém que quer me ajudar faria um ato insano desses?"
Lula declarou que não aceitaria que fizessem qualquer insinuação contra o governo."Todo o mundo conhece meu comportamento e sabe que acho abominável esse tipo de comportamento na política brasileira". E reiterou: "A-bo-mi-ná-vel".
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Lançamentos e disputas
Após polêmicas, Nikolas vai a sessão de autógrafos com Ana Campagnolo