Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula critica Alckmin em comício

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula critica Alckmin em comício

Congresso em Foco

26/8/2006 | Atualizado 27/8/2006 às 5:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Neste sábado, o presidente Lula partiu para o ataque contra o candidato tucano Geraldo Alckmin.Em comício realizado para mais de seis mil pessoas, em Campinas (SP), Lula sugeriu que o ex-governador de São Paulo assumiu a autoria da construção de 200 mil casas no estado que teriam recebido financiamento do governo federal. 

"Outro dia vi meu adversário dizendo que fez 200 mil casas aqui em São Paulo. Não tenho os dados, mas desconfio que quem financiou as casas foi a Caixa Econômica Federal (CEF). Sabe por quê? A CEF investiu aqui em São Paulo R$ 7,5 bilhões atendendo 388 mil famílias. Como ele só mostrou 200 mil acho que elas devem ter sido tiradas destas 388 mil que o governo federal fez".

O candidato petista afirmou que Alckmin impediu que São Paulo participasse do Exame Nacional do Ensino Fundamental para esconder a situação do ensino no estado."São Paulo foi o único estado do Brasil que não fez a prova junto com o Ministério da Educação. Possivelmente porque não quisessem que soubéssemos como está a qualidade do ensino fundamental no Estado de São Paulo. Mas, como Deus escreve certo por linhas tortas, nós depois tivemos o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). E no Enem sabem em que lugar SP ficou? Em oitavo. Significa que o estado mais rico da federação está em oitavo lugar na educação dos meninos e meninas".

Segundo Lula, desde a criação da primeira universidade pública em São Paulo, há mais de 70 anos, só foram criadas oportunidades para 100 mil vagas em um estado de 40 milhões de habitantes. "Vou priorizar a educação porque eu sei o que é não poder estudar".

No discurso, Lula disse que "governa para a parcela pobre da população". "Governar para 35 milhões de brasileiros é tarefa fácil. Para 186 milhões é mais difícil, porém, é uma atitude mais generosa".  Lula afirmou que os 35 milhões citados seriam a parcela da população com um padrão de vida melhor.

Em Guarulhos, onde participou de outro comício, o candidato petista à reeleição voltou a falar que governa para os pobres e ressaltou sua origem humilde. "Os trabalhadores não confiavam em sua própria classe. Mas agora nós provamos que a classe trabalhadora no poder é a que melhor pode cuidar dos pobres deste país". Mais comedido, o presidente não fez nenhum ataque ao candidato do PSDB.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Rádio: Lula e Alckmin falam sobre temas diferentes

Deputado emprega mulher e filha

Nova pesquisa aponta vitória de Arruda no DF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES