O presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que está "absolutamente tranqüilo" em relação aos dados das pesquisas de intenção de voto divulgadas esta semana que registraram queda do candidato do PSDB. Segundo os resultados da pesquisa Ibope de ontem, ele perdeu quatro pontos percentuais, com 21%, contra 46% do presidente Lula, que subiu dois pontos.
"Essa oscilação é normal. A campanha vai começar para valer a partir da próxima semana. Nós temos aí uma avenida para crescer e estou absolutamente tranqüilo", disse Alckmin, que desvinculou a crise da Segurança Pública de São Paulo ao recuo dele na pesquisa.
O tucano repetiu o discurso em relação ao crescimento da candidata Heloísa Helena, do Psol, que segundo o Ibope, alcançou 12% das intenções de voto.
"Acho bom que ela cresça. É uma oscilação normal", disse o candidato, que reafirmou que fará um programa propositivo, sem bater nos adversários.
O candidato tirou sarro do erro cometido pelo presidente Lula, durante entrevista nesta quinta-feira ao Jornal Nacional. Segundo Alckmin, Lula falou sobre "combate à ética", quando deveria ter falado sobre "combate à corrupção". "Acho que ele falou o que é verdade mesmo. Ele (Lula) combateu a ética", afirmou.