O instituto de pesquisa Vox Populi divulga hoje(11), na edição da revista Carta Capital deste fim de semana, pesquisa mostrando o presidente Lula com 45% das intenções de votos. Logo em seguida aparecem Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), com 24%, e Heloisa Helena (PSOL), com 11%.
Na avaliação do sociólogo e diretor do instituto, Marcos Coimbra, com o fim do primeiro mês de campanha, Lula volta a ter uma vantagem sobre Alckmin de mais de 20 pontos porcentuais. "Como os demais candidatos recebem apenas 2% das intenções de voto, Lula sozinho tem 8 pontos a mais que a soma de todos e voltamos a um quadro de vitória em primeiro turno." A pesquisa foi realizada em mais de cem municípios do país.
Coimbra também explicou que, comparando a nova pesquisa com as realizados em maio, junho e julho, é possível estabelecer um padrão nítido. "Entre Lula e Alckmin, o retorno vai quase ao ponto inicial da série: a distância era de 26 pontos e agora é de 21. Heloísa Helena sobe sempre (quase dobrando suas intenções de voto), mas pouco, em termos absolutos. Alckmin tinha 23% (em julho) e nesta pesquisa marca 24%, ou seja, não muda. Lula vai de 49% para 45%. Os outros candidatos recebem só 2% das intenções de voto. Lula, sozinho, tem 8 pontos a mais que a soma de todos os outros. Faltam 50 dias para o Brasil escolher o novo presidente - ou para reeleger Lula".
Segundo Coimbra, a grande novidade da pesquisa é o crescimento de Heloísa Helena, que passou de 7% em julho para 11%. "Quando aumenta sua exposição na mídia, Geraldo Alckmin cresce e 68% do eleitorado de Lula não pretende mudar de idéia. É o voto mais consolidado dos três (56% para Alckmin, 50% para Heloísa Helena)".