Notícias

Parlamentares fazem campanha nas redes pelo Prêmio Congresso em Foco

Até o momento, a 16ª edição do Prêmio Congresso em Foco já contabilizou mais de um milhão de votos. Votação segue até o dia 31 de agosto.

25/8/2023
Publicidade
Expandir publicidade

Na reta final da votação do Prêmio Congresso em Foco 2023, os parlamentares têm reforçado o pedido por votos para a 16ª edição da premiação mais importante da política brasileira. Até o momento, já foram contabilizados mais de um milhão de votos. A votação do público está aberta até a próxima quinta-feira, 31 de agosto, e os vencedores serão revelados no dia 21 de setembro. Parlamentares à direita, à esquerda e ao centro apresentam suas credenciais aos eleitores de olho no reconhecimento do voto popular.
Conforme as regras, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”. A relação foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país. A última parcial da votação na internet foi divulgada na última sexta-feira (18). Presidente nacional do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP) pediu votos nesta sexta-feira (25) destacando as suas ações de combate à violência feminina. “Três projetos de nossa autoria já foram aprovados e hj são leis em vigor de combate à violência feminina, além de várias outras propostas que estão em tramitação no Congresso. Se você também apoia essa causa, vote Renata Abreu no Prêmio Congresso em Foco”, publicou a deputada nas redes sociais. A estratégia de destacar as ações de seu mandato para conquistar votos também foi seguida pelo deputado Valmir Assunção (PT-BA). “Nosso mandato trabalha junto com o povo, diferente da maioria do Congresso Nacional, dar visibilidade pra isso é fortalecer nossa luta”, publicou o deputado, destacou o parlamentar. O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), aproveitou o voto do prefeito da cidade de Marcelino Ramos (RS), Vannei Mafissoni (MDB), para pedir votos. “A votação do Prêmio Congresso em Foco está todo a vapor e mais um gaúcho declarou voto!”, comemorou o senador. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) também utilizou um vídeo nas redes sociais para angariar mais votos. “Encerrando esse dia de trabalho e passando aqui pra pedir o voto de vocês para o Prêmio Congresso em Foco. A votação vai até dia 31 de agosto”, reforçou a parlamentar.

Confira outras publicações:

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) Deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) Senador Izalci Lucas (PSDB-DF) Senadora Teresa Leitão (PT-PE) Bancada do Partido dos Trabalhadores Bancada do Podemos O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 para valorizar os exemplos positivos, de modo a incentivar parlamentares federais a cumprir o seu papel e mostrar a você, eleitor, que é possível melhorar a qualidade da nossa representação política. Serão premiados os 25 deputados e os 15 senadores mais votados. Parlamentares de esquerda e centro-esquerda dominam a votação até o momento. Além do público, também definirão os vencedores da 16ª edição do prêmio um júri especializado e um grupo de jornalistas que acompanham o Congresso. A maior novidade da premiação neste ano é que, ao votar nos “Melhores da Câmara” e nos “Melhores do Senado”, o público também estará escolhendo os parlamentares que serão distinguidos regionalmente. Nesse caso, serão premiados os cinco senadores e os cinco deputados mais votados em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). O júri ainda indicará os melhores em duas categorias especiais: Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Disputam tais categorias apenas congressistas que demonstraram, ao longo do ano, maior envolvimento com as pautas educacional e socioambiental. Neste ano, pela primeira vez, apenas o júri especializado votará nas categorias especiais. Para isso, foram analisadas questões como atuação em comissões, frentes parlamentares e grupos de discussão voltados a essas causas; posicionamento em votações; formulação de propostas; e participação em debates sobre o assunto.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos