O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse nesta terça-feira que a maioria do PMDB apoiará a reeleição do presidente Lula. Segundo Tarso, o partido disse ao presidente, em encontro de ontem à noite, que apoiará candidaturas petistas em 21 estados.
"As lideranças do PMDB preferem multiplicar os palanques e lançar o Movimento PMDB com Lula do que fazer uma coligação", disse Tarso, sempre ressaltando que tudo será decidido apenas quando o presidente decidir ser candidato à reeleição.
O ministro disse ainda que Lula se reuniu ontem com o vice-presidente José Alencar e com o presidente do PRB, Mangabeira Unger. Alencar disse que o PRB deve deixar claro que, se o presidente apresentar sua candidatura, estará junto com ele para as eleições.
Além do PMDB, PSB e PCdoB ainda não confirmaram a intenção de formar uma chapa formal com o PT, devido à regra da verticalização, mantida para este ano, que obriga as legendas a repetirem nos estados as coligações nacionais. Os dois partidos dizem que ficarão engessados regionalmente caso apóiem Lula e temem não sobreviverem à cláusula de barreira.
A regra - que começa a valer nas eleições deste ano - obriga os partidos a conseguirem 5% dos votos válidos, sendo 2% em nove estados, para que tenham representação partidária em 2007.
"O PC do B está em dúvida. O PSB está em dúvida por causa da cláusula de barreira e o PMDB está em dúvida em função dos interesses regionais", disse o ministro.