A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão contra José Wagner dos Santos pela Operação Sanguessuga. Ele é acusado de intermediar o contato com as prefeituras interessadas em adquirir ambulâncias. Santos é irmão do presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso, José Aparecido dos Santos.
O esquema descoberto pela Polícia Federal consistia em vender ambulâncias superfaturadas às prefeituras. José Wagner ligava primeiro para o prefeito do município para sonda se havia interesse da prefeitura em adquirir ambulâncias.
A Planam, principal empresa do esquema e fornecedora das ambulâncias forjava as licitações e saía sempre como vencedora. No Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino acelerava a liberação de verbas para a compra dos carros.
"Manifestado o interesse (da prefeitura), os representantes da Planam, a partir daquele momento, agilizavam todo o trâmite do processo, desde a obtenção dos recursos, passando pela licitação até a efetiva entrega do veículo já provido dos equipamentos médicos necessários. Tudo isso ficava fica por conta deles", explicou o delegado Tardelli Boaventura.