Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Janene pede suspensão da representação ao STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Janene pede suspensão da representação ao STF

Congresso em Foco

3/5/2006 14:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O ex-líder do PP na Câmara José Janene (PR) entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, contra o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e o presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), pedindo a suspensão da representação a que responde no Conselho de Ética. Janene também pede o reconhecimento do seu direito de se aposentar por invalidez.

Na ação, a defesa de Janene alega que o deputado teve de se licenciar do mandato por causa de uma cardiopatia, que faz com que seu coração trabalhe com menos de 30% da capacidade. Por causa da doença, o deputado - que está de licença médica desde setembro passado - viu-se obrigado a requerer a aposentadoria por invalidez.

Cerca de um mês depois, em 14 de outubro, foi aberto processo de quebra de decoro parlamentar contra Janene no Conselho de Ética. O ex-líder é acusado de ter se beneficiado com recursos sacados das contas do empresário Marcos Valério de Souza no valor de R$ 4,1 milhões.

Pedido negado

O pedido de aposentadoria, no entanto, foi negado pela Mesa Diretora da Câmara. A Mesa acolheu o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), recomendando a suspensão da concessão do benefício até o desfecho da representação no Conselho de Ética.

"Ao assim agir, ao condicionar a aposentadoria ao trâmite de um processo que a ela é lógica e cronologicamente posterior, desconsiderando pareceres de seus setores administrativos, inclusive o médico, a Mesa Diretora força esta impetração", reclamam os advogados de Janene.

No despacho proferido ontem, o relator do caso no STF, ministro Gilmar Mendes, disse que apreciará o pedido de liminar após receber as informações solicitadas aos presidentes da Câmara e do Conselho de Ética. Eles têm dez dias para enviá-las ao Supremo.

Julgamento no Conselho de Ética

O deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), relator da representação contra Janene no Conselho de Ética, reservou o dia 15 de maio para apresentação do parecer contra o deputado. Carneiro se dispôs a ir ao Paraná para ouvir Janene, por causa da cardiopatia, ou até mesmo a enviar um questionário por escrito. Mas Janene não mostrou disposição de atender o relator. Na representação, devem depor como testemunhas do ex-líder os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara, e José Linhares (PP-CE).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Tarso oferece vice de Lula ao PMDB

Ellen Gracie pode assumir Presidência da República

Bancada fluminense quer acompanhar caso Garotinho

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Corregedoria da Câmara pede suspensões de três deputados por motim

3

EXCLUSIVO

"Legislativo precisa ouvir as famílias", diz mãe atípica

4

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

5

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES