Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Palocci será novamente indiciado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Palocci será novamente indiciado

Congresso em Foco

13/4/2006 21:44

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Polícia Federal (PF) vazou hoje que irá indiciar o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci por prevaricação e denunciação caluniosa em razão do seu envolvimento na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. A violação dos dados bancários do caseiro teve como objetivo desqualificar depoimento no qual ele desmentiu a afirmação que Palocci tinha dado à CPI dos Bingos: a de que jamais esteve na casa alugada em Brasília pela chamada república de Ribeirão Preto.

O ex-ministro já foi indiciado pela PF pelos crimes de quebra de sigilo funcional e violação de sigilo bancário. Segundo a Agência Reuters, os novos indiciamentos constam do relatório parcial que está sendo fechado pelo delegado Rodrigo Carneiro Gomes, que está a cargo da investigação. O documento deverá ser enviado à Justiça no próximo dia 19.

Para o delegado, Palocci prevaricou ao receber o extrato do caseiro das mãos do então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e não denunciar o fato às autoridades competentes (a PF e o Ministério Público). Ele também teria incorrido em denunciação caluniosa na medida em que solicitou ao Ministério da Justiça que acionasse a PF para investigar o caseiro, acusando-o de ter sido subornado para contestar seu depoimento à CPI dos Bingos.

Desse modo, a investigação da Polícia Federal caminha para um desfecho que não apenas deve inocentar inteiramente Francenildo quanto aumentar os problemas policiais de Palocci. Aparentemente, a PF acatou a versão do caseiro de que os recursos que apareceram em sua conta de poupança na CEF (mais de R$ 25 mil, somente entre janeiro e fevereiro deste ano) foram depositados por seu pai biológico.

Já Palocci ainda responde a inquéritos andamento em São Paulo, sob a responsabilidade do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil, sobre irregularidades que teria cometido como prefeito de Ribeirão Preto. A principal suspeita, confirmada por seu ex-assessor Rogério Buratti (um dos freqüentadores mais notórios da mansão de Brasília), é de que ele recebeu propinas mensais, no valor de R$ 50 mil, da empresa Leão Leão, fornecedora contratada pela prefeitura.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mantega recua e confirma acordo com governadores

Serra tem alta e deixa hospital em São Paulo

Líder do PFL quer recorrer contra MP do Orçamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES