Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil registra um acidente de trabalho a cada 51 segundos
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 9446, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":9446}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Trabalho

Brasil registra um acidente de trabalho a cada 51 segundos

Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Congresso em Foco

26/7/2023 | Atualizado 31/7/2023 às 15:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Brasil registra um acidente de trabalho por minuto. Foto: Divulgação

Brasil registra um acidente de trabalho por minuto. Foto: Divulgação
Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia. Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT), Bob Machado, o aumento no número de acidentes laborais é um reflexo da atual situação da inspeção do trabalho no País. "O Brasil conta, hoje, com o menor contingente de auditores-fiscais do trabalho (AFTs) dos últimos 30 anos, operando com uma quantidade de profissionais bem abaixo da ideal. Isso dificulta muito o trabalho de fiscalização nas empresas e abre brechas para que mais acidentes aconteçam", disse. Dados da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que as principais causas de acidentes laborais no Brasil são o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes de trabalho. Para Bob Machado, isso mostra que o investimento na prevenção de acidentes é fundamental para mudar o atual cenário. "Grande parte dos acidentes de trabalho poderia ser evitada se houvesse um investimento maior na prevenção", pontuou o auditor-fiscal do trabalho. Passo importante "O recente anúncio do concurso com 900 vagas para AFTs [feito em junho pelo governo] é um passo importante, mas também é fundamental que empregadores e trabalhadores entendam a importância da prevenção. Ações simples, como averiguar o correto uso de equipamentos de proteção individual, ajudam a criar um ambiente de trabalho muito mais seguro". Na avaliação do auditor, também é importante que as empresas invistam na realização de treinamentos regulares para que os seus trabalhadores aprendam a identificar - e a lidar com - situações de risco. Até junho de 2023, segundo dados do Radar da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), os AFTs já identificaram 131.062 irregularidades em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) em empresas brasileiras. "Cada ocorrência dessas é a vida de um trabalhador ou de uma trabalhadora que estava em risco. É preciso fortalecermos essa cultura de prevenção de acidentes para garantirmos que o Brasil seja um país que verdadeiramente protege os seus trabalhadores", finalizou Bob Machado.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

MPT Organização Internacional do Trabalho Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho

Temas

Direitos Humanos País

LEIA MAIS

LUTO

Autoridades lamentam morte de Sebastião Salgado

VÍDEO

"Quanto mais apanha, mais a mulher gosta", diz vereador em Capela (SE)

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SERVIÇO PÚBLICO

Reajuste para servidores federais: quem ganha e quanto vai custar

2

ENERGIA

Veja a íntegra da MP que reforma o setor elétrico

3

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

4

MEIO AMBIENTE

Saiba como cada senador votou no projeto do licenciamento ambiental

5

CÂMARA

Oposição quer derrubar decreto do governo sobre IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES