Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Unafisco: Super-Receita é inconstitucional

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Unafisco: Super-Receita é inconstitucional

Congresso em Foco

7/3/2006 17:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A unificação das receitas previdenciária e federal num único órgão - a chamada Super-Receita - é inconstitucional, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Carlos André Nogueira. A afirmação gerou polêmica entre senadores e convidados de um debate na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir a proposta que cria o novo órgão.

Com base em documento elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nogueira disse que a Constituição veda a fusão de órgãos autônomos e autárquicos, como no caso das duas receitas. Ele afirmou que o ideal seria promover a integração entre as duas entidades e não repassar à Receita Federal a responsabilidade de arrecadação dos tributos previdenciários.

O presidente da Unafisco foi contestado na mesma hora pelo procurador-geral da Fazenda Nacional, Manoel Felipe Brandão. Ele argumentou ainda que a Receita Federal tem mais competência para arrecadar impostos e, por isso, pode coibir a sonegação.

"Se a medida fosse inconstitucional, já seria inconstitucional também a transferência da Receita Previdenciária para o Ministério da Fazenda. A Receita já arrecada há anos inúmeros tributos previdenciários e nada haverá de mal fazer a arrecadação de mais uma contribuição", afirmou.

O secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Rachid, também contestou as afirmações do presidente do Unafisco. Ele observou que a unificação das duas receitas não provocará desvios na arrecadação de tributos previdenciários para outros setores. "Ninguém está falando em mudança de destinação de recursos", afirmou. Segundo ele, o objetivo da criação da Super-Receita é aumentar a arrecadação sem elevar tributos.

A Super-Receita deverá arrecadar 65% de toda a cobrança de tributos no país e unificar funções em um único cargo: o de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. A unificação das receitas Federal e Previdenciária foi proposta pelo governo, para simplificar a estrutura de arrecadação da União e coibir a sonegação de impostos. A mudança chegou a vigorar no ano passado, depois de que o governo editou uma medida provisória. Porém, o Congresso não conseguiu aprovar a MP antes do prazo de validade e a mudança acabou revogada. O governo teve de enviar a proposta por meio de projeto de lei.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Impasse sobre Lei Kandir adia, de novo, Orçamento

Efraim quer prorrogar CPI por 60 dias

Líderes reduzem ofensiva pelo fim da verticalização

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Armas

Porte de arma pode ser liberado a produtores, motoristas e empresários

2

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

3

Embargos

Bolsonaro ainda pode tentar novo recurso ao STF? Entenda

4

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro

5

Judiciário

Dino acompanha Moraes e vota por rejeitar recurso de Bolsonaro no STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES