Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Relatório de João Paulo sairá em dez dias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Relatório de João Paulo sairá em dez dias

Congresso em Foco

9/2/2006 15:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), relator do processo contra João Paulo Cunha (PT-SP) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, disse que vai apresentar seu parecer sobre o caso em dez dias. O peemedebista não adiantou a que conclusão chegou em seu relatório, mas deve recomendar a cassação do petista em plenário.

João Paulo é apontado como destinatário de R$ 50 mil do esquema do "valerioduto". Membros do Conselho afirmam que, no parecer, pesará contra ele o fato de o petista ter mentido, ao dizer inicialmente que sua mulher esteve no Banco Rural para pagar uma conta de TV a cabo.

O deputado do PT alegou que o dinheiro foi usado para pagar pesquisas em Osasco (SP), na eleição municipal de 2004, e não como caixa dois de campanha. Ele afirmou que o recurso fora disponibilizado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. João Paulo afirma que não sabia a origem do dinheiro, e que achou que ele tivesse sido contabilizado pelo partido.

Ex-presidente da Câmara, João Paulo tem evitado dar declarações sobre o processo, mas nos bastidores já dá como certa sua cassação no conselho, e trabalha diariamente pedindo votos para reverter a provável decisão no plenário. A avaliação do petista é que ele contará com o apoio da maioria dos deputados do chamado "baixo clero", em retribuição a algumas ações suas quando à frente da Casa.

Problemas do relator

Schirmer falou sobre as dificuldades regimentais para a elaboração do texto. O deputado criticou, por exemplo, a impossibilidade de poder convocar testemunhas. O Regimento da Casa veta essa prerrogativa ao Conselho, por entender que o órgão não é um fórum de investigação. "Imagine um processo de investigação em que o investigador, um juiz ou o delegado não possa convocar testemunhas para depor e elas vão se quiserem", disse.

Outra reclamação foi a respeito dos documentos sigilosos em poder da CPI dos Correios, como a lista de sacadores das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. O Conselho solicitou à Mesa Diretora do Senado que liberasse essas informações ao órgão, mas o pedido foi negado. Schirmer acusou a CPI de reter o material.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Presidente da Cobra está depondo em CPI

Conselho analisa processo contra Pedro Henry

Senadores aprovam indicação de Lewandowski ao STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES