Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/7/2010 14:35
Renata Camargo
A saída do Brasil da Copa do Mundo da África resultou no encalhe de R$ 85 milhões em produtos verde-amarelos em todo o país. Camisetas, vuvuzelas, cornetas e outros produtos, até então desejados pelos torcedores, serão agora deixados de lado por milhões de consumidores. A estimativa foi divulgada hoje (4) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo o autor do estudo, o professor de marketing de varejo da FGV e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá, somente no estado do Rio, R$ 8,5 milhões em estoque devem ficar encalhados. "Os lojistas, de fato, estavam esperando vender ainda muitos produtos verde -amarelos. Agora, fica muito difícil vender, mesmo com até 50% de desconto", disse Plá à Agência Brasil.
O professor acredita que até mesmo a indústria de televisores será afetada. Plá aponta que algumas lojas já estão dando desconto de 10% a 15% nos aparelhos. Os comerciantes esperavam que as vendas continuassem aquecidas até o final da próxima semana, quando ocorrerá o encerramento da Copa. "Todo mundo esperava que o Brasil fosse até a final", declarou.
Apesar das perspectivas de redução das vendas de produtos verde-amarelos, Plá avalia que o saldo é positivo. O professor afirma que o comércio tradicional vai continuar aquecido e ressalta que esses produtos para torcedores representam uma fração reduzida do faturamento. De acordo com ele, esse setor representa menos de 5% do total de vendas.
Temas
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
TRANSPORTE GRATUITO
Empresas apoiam tarifa zero, mas cobram fonte segura de financiamento
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas