Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2009 13:53
Mário Coelho
Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiaram a votação da Proposta de Emenda à Constituição 386/09, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposição prevê a volta da obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão. A sessão do colegiado foi encerrada após a abertura da ordem do dia no plenário da Casa.
O autor da PEC, Paulo Pimenta (PT-RS), e o relator, Maurício Rands (PT-PE), já estavam com um pedido de inversão de pauta pronto para colocar a proposta em votação. Porém, a sessão foi encerrada antes de o assunto ser discutido.
A expectativa de Pimenta e de Rands é que o texto seja votado na próxima quarta-feira (28). Na reunião de terça-feira (27), os deputados vão propor a inversão da pauta para acelerar a votação.
A PEC tem parecer favorável do relator. Rands considerou que a exigência do diploma em jornalismo não fere a Constituição, como decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) há quatro meses. O Congresso em Foco mostrou no último domingo que a pressão na internet pela aprovação do texto tem crescido nas últimas semanas.
Durante a sessão da CCJ de hoje, os deputados discutiram um requerimento para adiar a votação do Projeto de Decreto Legislativo 413/07, que prevê o acordo entre Brasil e Estados Unidos para intercâmbio de informações relativas a tributos. O documento foi assinado por representantes dos dois países em março de 2007. O projeto será o primeiro item da pauta de votações na próxima semana dentro da comissão.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru