Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2009 13:53
Mário Coelho
Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiaram a votação da Proposta de Emenda à Constituição 386/09, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposição prevê a volta da obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão. A sessão do colegiado foi encerrada após a abertura da ordem do dia no plenário da Casa.
O autor da PEC, Paulo Pimenta (PT-RS), e o relator, Maurício Rands (PT-PE), já estavam com um pedido de inversão de pauta pronto para colocar a proposta em votação. Porém, a sessão foi encerrada antes de o assunto ser discutido.
A expectativa de Pimenta e de Rands é que o texto seja votado na próxima quarta-feira (28). Na reunião de terça-feira (27), os deputados vão propor a inversão da pauta para acelerar a votação.
A PEC tem parecer favorável do relator. Rands considerou que a exigência do diploma em jornalismo não fere a Constituição, como decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) há quatro meses. O Congresso em Foco mostrou no último domingo que a pressão na internet pela aprovação do texto tem crescido nas últimas semanas.
Durante a sessão da CCJ de hoje, os deputados discutiram um requerimento para adiar a votação do Projeto de Decreto Legislativo 413/07, que prevê o acordo entre Brasil e Estados Unidos para intercâmbio de informações relativas a tributos. O documento foi assinado por representantes dos dois países em março de 2007. O projeto será o primeiro item da pauta de votações na próxima semana dentro da comissão.
Temas
Câmara dos Deputados
Fim da escala 6x1 será votada no início de 2026, prevê Hugo Motta
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo