Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2009 12:13
Eduardo Militão
O PT e o PMDB oficializaram que buscam uma chapa conjunta para disputar as eleições presidenciais de 2010. "Os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de presidente e vice, a ser apresentada ao eleitorado brasileiro", diz nota conjunta divulgada na manhã desta quarta-feira (21) pelas duas legendas. O documento consolida o entendimento costurado ontem à noite em jantar no Palácio da Alvorada, do qual participaram o presidente Lula e líderes petistas e peemedebistas.
A nota fala em "pré-compromisso", mas é uma indicação clara do apoio do PMDB à pré-candidatura ao Planalto da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT). Também são potenciais candidatos à sucessão presidencial o ex-ministro e deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), a senadora Marina Silva (PV-AC), e os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, ambos do PSDB.
Com o objetivo de evitar que Ciro atrapalhe o caminho de Dilma, Lula pretende fazer dele o seu candidato a governador de São Paulo. Já foi dado o primeiro passo na concretização do acordo, que teria a dupla vantagem de afastar do pleito presidencial um adversário forte e ao mesmo tempo assegurar a aliança com o PSB: Ciro, que nasceu no interior de São Paulo, transferiu para aquele estado, o seu domicílio eleitoral.  
Para o acordo ser efetivado, ainda devem ser solucionadas várias questões regionais entre os PT e PMDB. Uma das mais complicadas, no Rio Grande do Sul, onde as legendas tem pré-candidatos que podem virar adversários na disputa ao governo estadual: respectivamente, o ministro da Justiça, Tarso Genro; e, pelo lado do PMDB, o ex-governador Germano Rigotto ou o atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. 
"Com esse escopo, PMDB e PT levarão este pré-compromisso às suas instâncias partidárias, construindo soluções conjuntas para as alianças regionais", diz o texto.
Leia a íntegra da nota
Nota à Imprensa
Representados por lideranças e dirigentes nacionais, PMDB e PT, após avaliar o satisfatório cumprimento dos eixos programáticos que fundamentaram a coalizão de governo em 2007, comunicam que, de comum acordo, estabelecem pré-compromisso com vistas à disputa da eleição à Presidência da República em 2010, baseados nas seguintes premissas:
1 - Construir aliança programática e eleitoral para o pleito presidencial;
2 - Os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de Presidente e Vice, a ser apresentada ao eleitorado brasileiro;
3 - Os dois partidos compartilharão, em conjunto com as demais agremiações que venham a integrar essa aliança, a coordenação de campanha e a elaboração do programa de governo, com objetivo de dar continuidade aos avanços do governo do Presidente Lula, do qual PT e PMDB são forças de apoio e sustentação.
4 - Com esse escopo, PMDB e PT levarão este pré-compromisso às suas instâncias partidárias, construindo soluções conjuntas para as alianças regionais;
Brasília, 21 de outubro de 2009.
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Tags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime