Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselho de Ética adia discussão sobre caso Renan

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Conselho de Ética adia discussão sobre caso Renan

Congresso em Foco

30/5/2007 | Atualizado 31/5/2007 às 1:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Conselho de Ética acaba de ser instalado no Senado. Para presidente, foi escolhido o senador Sibá Machado (PT-AC). Adelmir Santana (DEM-DF) será o vice-presidente.

Os dois serão responsáveis por comandar as representações de quebra de decoro parlamentar contra os senadores. De cara, terão de decidir o futuro do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A representação contra Renan foi apresentada ontem pelo Psol (leia mais).

O caso, no entanto, não será analisado hoje. A sessão já foi encerrada e a discussão sobre o futuro de Renan ficará para a próxima semana. Sibá disse que vai analisar os documentos encaminhados pelo presidente do Senado antes de decidir os rumos do processo.

"Na quarta-feira vou chegar ao Conselho com uma opinião formada. O Conselho vai decidir o encaminhamento do caso. Garanto que vamos trabalhar com base no que diz a Constituição Federal e o regimento do Senado", disse o senador, ao garantir que trabalhará com isenção no comando das investigações, apesar de ser aliado de Renan.

O presidente do Conselho de Ética pode pedir o arquivamento do processo contra o senador alagoano ou designar relator para analisar o caso. Sibá disse que pode, ainda, esperar a conclusão das investigações da Corregedoria do Senado para iniciar a análise do requerimento no Conselho de Ética. "Qualquer decisão nesse caso passa por uma avaliação do colegiado [do Conselho]", afirmou.

Suplentes

O colegiado será comandado por dois parlamentares que chegaram ao Senado sem obter diretamente um voto sequer. Sibá Machado é suplente de Marina Silva (PT-AC), que se licenciou do cargo em 2003 para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Adelmir Santana assumiu a vaga após a saída do atual vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM-DF).

A indicação de Sibá não foi surpresa e fez parte de um consenso entre as bancadas do governo. O nome do vice, porém, foi alvo de uma disputa entre governo e oposição. O PMDB havia indicado outro suplente para assumir a vice-presidência: o senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Mas Demóstenes Torres (DEM-GO) protestou dizendo que a indicação para o cargo era feita tradicionalmente por seu partido. Os senadores acataram a solicitação.

Tanto Sibá Machado quanto Adelmir Santana foram eleitos, em votação secreta, com a unanimidade dos votos dos 15 membros do conselho. A sessão de instalação foi presidida pelo corregedor da Casa, senador Romeu Tuma (DEM-SP).  (Soraia Costa)

Leia também

Renan teve reunião com lobista da Gautama, indica PF

Todos os presos na Operação Navalha já estão soltos

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TSE rejeita cassação de senador José Maranhão

STJ revoga segredo de justiça de inquérito da Navalha

Renan teve reunião com lobista da Gautama, indica PF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES