Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/1/2007 15:33
O Ministério Público Eleitoral do Maranhão pediu nesta quarta-feira (3) a cassação do mandato do deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB) por abuso de poder econômico. O novo parlamentar é acusado de promover, em sua campanha, shows com a "Radiola de Reggae Itamaraty", segundo informações da agência Folha Online.
A reportagem cita o procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior como o autor da denúncia. O problema, segundo Guimarães, é que a Radiola é de propriedade do tucano maranhense e a utilização desse tipo de serviço é vedada pela lei eleitoral. A divulgação dos eventos com a "Radiola Itamaraty", explica o texto, era feita por meio do mesmo carro de som que veiculava propaganda eleitoral do candidato.
"As festas eram promovidas a preços simbólicos, quando não gratuitos, em localidades de diversos municípios, sempre com maciça propaganda eleitoral visual mediante a afixação de cartazes e, sobretudo, com a veiculação do jingle da campanha de Pinto da Itamaraty que, em ritmo de reggae, despertava a simpatia do público", afirmou o procurador.
Além de usar a Radiola em benefício próprio, os shows também eram usados, na visão do procurador, para promover a candidatura do deputado estadual reeleito Carlos Alberto Franco de Almeida (PSDB). "As radiolas de reggae são equipamentos de som potentes que são levados a festas de reggae, principalmente no Maranhão, onde esse ritmo é bastante popular", diz a reportagem.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora