Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/11/2006 6:03
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu a discussão de uma reforma tributária "mais ambiciosa" durante as negociações do governo federal com os governadores. Na avaliação do ministro, a proposta em tramitação no Congresso é "modesta" e necessita ser complementada.
"O mais ambicioso é transformar todos os tributos no IVA (Imposto sobre Valor Agregado). A proposta do Congresso mira mais na unificação do ICMS e ISS", disse o ministro, logo após participar ontem de uma reunião com o presidente Lula na base aérea do aeroporto de Congonhas.
Embora tenha ressaltado que caberá a Lula definir a pauta de negociações com os governadores, Mantega disse não ter dúvidas de que as reformas tributária e política estarão incluídas na agenda de discussões.
"As grandes questões são as reformas política e tributária, principalmente a tributária, que está mais madura, próxima de discussão e resolução", afirmou. De acordo com Mantega, a reforma tributária poderia ser feita em dois estágios, "começando da modesta e caminhando para uma mais ambiciosa".
O ministro disse ainda que a União terá que apresentar uma solução para substituir a Lei Kandir a partir de 2007 e criar um novo fundo de compensação dos estados por perdas com exportações. Entre os temas a serem discutidos com os governadores, Mantega destacou a estadualização de estradas federais e a renegociação de dívidas "dos estados que têm situação menos solvente".
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil