Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/10/2006 | Atualizado às 19:24
Soraia Costa
Apesar do tom crítico empregado por ambos candidatos para se referir ao outro, Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT) apresentaram propostas de governo com muitas semelhanças. Prioridade para a geração de empregos, a recuperação do salário mínimo, o combate às fraudes na Previdência e a ampliação do programa Bolsa Família estão entre os compromissos comuns aos dois presidenciáveis.
Também há várias coincidências entre as propostas que eles fazem e o programa que Lula divulgou nas eleições de 2002. O documento trouxe várias promessas não cumpridas pelo atual presidente, como é o caso da reforma trabalhista e da universalização da educação.
As medidas para o combate à corrupção também se parecem: fortalecer os órgãos de controle e fiscalização, sistematizar os métodos de compras e tornar obrigatória a necessidade de licitações, além de ampliar a divulgação de informações para aumentar a transparência. O programa de Alckmin, no entanto, trata da limitação das emendas individuais apresentadas por parlamentares. As emendas foram os principais meios usados pela máfia das ambulâncias. De acordo com a proposta de Alckmin, as emendas deveriam ser devidamente justificadas para mostrar a necessidade dos recursos.
Na área da segurança pública, as maiores diferenças entre as propostas. Enquanto Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), fortalecendo a federalização do setor, Alckmin quer garantir a autonomia dos estados, proibindo o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.
De modo geral, no entanto, fica claro que as diferenças de estilo, trajetória pessoal e vínculos políticos e sociais são bem mais fortes do que as verificadas a partir da comparação das propostas dos candidatos. Confira...
METAS PARA DESENVOLVIMENTO
Os dois
Dar continuidade à recuperação do salário mínimo com aumentos acima da inflação, acentuar o crescimento de empregos formais, reduzir a carga tributária.
Dar incentivos às empresas privadas para geração de novos postos de trabalho.
Atualizar a legislação trabalhista, garantindo os direitos dos trabalhadores.
Lula
Prosseguir o processo de redução da relação dívida pública/PIB. Aprofundar a redução da taxa de juros, aproximando-a daquela praticada nos países em desenvolvimento; perseguir uma taxa de investimento acima dos 25%, para garantir um crescimento superior ao atual.
Prosseguir em programas seletivos de desoneração tributária, buscando fortalecer a expansão do sistema produtivo.
Ampliar a capacidade do sistema financeiro, expandir o crédito, promover o desenvolvimento e difusão de inovações financeiras e criar Fundos Setoriais de longo prazo, especialmente para financiar infraestrutura e indústrias de longa maturação.
Democratizar as relações de trabalho, com a aprovação da Reforma Sindical.
Manter a prioridade no combate ao trabalho escravo e infantil, na perspectiva de sua erradicação.
Ampliar as oportunidades de inserção de jovens, mulheres e trabalhadores com mais de 40 anos no mercado de trabalho.
Alckmin
Melhores serviços públicos; investir em infra-estrutura, construção civil, agronegócio, turismo e área social para a criação de novos postos de trtabalho.
Estabelecer metas fiscais claras. Zerar o déficit nominal, com corte de despesas correntes dos governos, incluindo juros, da ordem de 4,4% do PIB no decorrer do próximo mandato.
Criar ambiente favorável ao desenvolvimento com redução da taxa de juro e taxa de câmbio mais competitiva e estável.
COMBATE À CORRUPÇÃO
Os dois
Fortalecer os órgãos de controle e investigação; aumentar a transparência das compras governamentais; aperfeiçoar os mecanismos de investigação, detecção e punição do enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.
Criar mecanismos de prevenção.
Aumentar a informatização dos mecanismos de licitação e criar sistema de prestação de contas que permita o acompanhamento da aplicação de recursos públicos.
Lula
Priorizar reformas da legislação penal e processual penal, a fim de combater a impunidade.
Promover a análise sistemática da evolução patrimonial de agentes públicos.
Dialogo com a sociedade para estabelecimento das agendas e prioridades das políticas públicas.
Alckmin
Criar sistema de prestação de contas na internet de forma a permitir o acompanhamento online da aplicação dos recursos transferidos.
Tornar obrigatório o envio, pela Controladoria Geral da União, de relatórios gerenciais periódicos sobre suas atividades para apreciação do Congresso Nacional.
Profissionalizar e valorizar os funcionários que cuidam das compras, dos contratos e dos controles.
Limitar as emendas individuais.
POLÍTICAS SOCIAIS
Os dois
Manter e ampliar o programa Bolsa Família de maneira a promover a auto-suficiência das famílias; ampliar as ações para a inclusão e acessibilidade; melhorar os serviços básicos e fiscalizar o cumprimento da legislação; dar atenção especial a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.
Lula
Conferir ao cadastro único o papel de orientador na priorização da oferta de ações governamentais na saúde, educação, trabalho e renda, habitação, segurança alimentar e assistência social.
Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Implantar uma Política Nacional de Abastecimento, que atue sobre as condições de produção e acesso a alimentos.
Prosseguir garantindo reserva de bolsas do PROUNI para assegurar o acesso a estudantes das escolas públicas, em especial afrodescentes e os indígenas.
Garantir a aplicação da lei que determina o ensino da Historia da África nos níveis fundamental e médio, nas redes pública e privada.
Concentrar esforços para avançar na regularização das terras indígenas, estabelecendo programas articulados de etnodesenvolvimento, em harmonia com os projetos de futuro de cada povo indígena.
Alckmin
Desenvolver, com apoio técnico e crédito, a comercialização dos produtos originados de micro e pequenos empreendedores, da agricultura familiar e do pequeno produtor rural.
Buscar parcerias com a iniciativa privada para garantir a formação de jovens que saíram da escola e que ainda não entraram no mercado de trabalho.
Reduzir o déficit habitacional.
POLÍTICA INDUSTRIAL
Os dois
Aprofundar a política nacional de micro, pequenas e médias empresas; promover a reforma tributária; ampliar a pesquisa de novas tecnologias.
Lula
Inovação com ênfase para os setores de biotecnologia, energias renováveis, tecnologia da informação (especialmente TV digital e semi-condutores), nanotecnologia, fármacos e medicamentos; expandir o crédito.
Simplificar os mecanismos de acesso a programas de inovação por meio de incentivos fiscais previstos por lei e pelos Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia.
Simplificar a legislação de abertura de empresas e legislação sanitária e ambiental.
Prosseguir no incentivo à inovação tecnológica da indústria e do setor de serviços, em conjunto com um vigoroso suporte ao pequeno e médio empreendedor, às incubadoras e parques tecnológicos e com o fortalecimento e expansão do sistema nacional.
Construir os pólos petroquímico e siderúrgico do Rio de Janeiro.
Alckmin
Promover a implantação de infocentros, para atuarem como laboratório de informações sobre tendências de mercado, tecnologia, metrologia, normas e regulamentos de produtos, conjuntura econômica no Brasil e no exterior, e legislação geral.
Criar a Política Nacional de Educação Empreendedora nas universidades federais e escolas técnicas federais e incluir o tema empreendedorismo nas discussões nacionais de diretrizes pedagógicas do ensino fundamental e médio. Capacitar funcionários públicos para que auxiliem no repasse de informações às micro e pequeno empresas.
EDUCAÇÃO
Os dois
Ampliação do acesso à educação do ensino básico ao superior; aperfeiçoamento do Prouni; ampliação do ensino profissionalizante e do acesso à capacitação profissional.
Universalização do ensino fundamental de nove anos.
Criação de infra-estrutura mínima para as escolas.
Criação de piso salarial para os profissionais.
Lula
Implantar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Estruturar a Rede Nacional de Formação de Educadores para a capacitação inicial e continuada.
Ampliar, para tanto, a Universidade Aberta do Brasil, fruto da cooperação entre União, estados, municípios e universidades federais.
Fortalecer o caráter inclusivo e não-discriminatório da educação, aumentando investimentos na educação especial e indígena e na valorização da diversidade étnico-racial e de gênero.
Ampliação do Prouni; criação de novas universidades e de mais vagas nas universidades federais existentes.
Aprovação da reforma universitária.
Democratização da gestão educacional, ampliando os conselhos escolares.
Alckmin
Apoiar prefeituras na ampliação de creches.
Orientar, fiscalizar e cobrar qualidade na produção de materiais didático-pedagógicos.
Universalizar, com apoio de estados e municípios, a jornada escolar de quatro horas até 2008, e de cinco horas, até 2010.
Assegurar, com o horizonte de 2017, que 95% dos alunos concluam o ensino fundamental cumprindo padrões de desempenho para cada série ou ciclo.
Dotar todas as escolas públicas de infra-estrutura de água, luz, sanitários, computadores com acesso à internet e biblioteca.
Distribuir, a cada ano, 60 milhões de livros de literatura infanto-juvenil, para todos os alunos das escolas públicas e universalizar a distribuição do livro didático para os estudantes de ensino médio das escolas públicas, abrangendo todas as disciplinas.
Criar, para os professores, programa de financiamento para aquisição de computador doméstico e acesso à Internet - e capacitá-los para o uso.
Estimular a criação de disciplinas práticas e semiprofissionalizantes voltadas para o domínio de tecnologias básicas e desenvolvimento de habilidades para o trabalho.
Criar o Programa Nacional de Transporte do Estudante.
Implantar centros de referência para atendimento a portadores de necessidades especiais, e para formação continuada de profissionais de educação especial.
Expandir a oferta da educação profissional a partir das demandas regionais.
Implantar o PROTEC, programa de bolsas de estudo que permitirá o acesso das pessoas de baixa renda ao ensino técnico oferecido por instituições particulares de comprovada qualidade.
Potencializar o uso de espaços ociosos dos prédios e laboratórios das escolas profissionalizantes para promover cursos de qualificação ou requalificação para o trabalho.
SAÚDE
Os dois
Aumentar a qualidade dos serviços do SUS, humanizar o atendimento e melhorar a gestão e as condições de trabalho dos profissionais e dos serviços oferecidos à população.
Fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.
Ampliar a produção e o fornecimento de medicamentos gratuitos.
Ampliar o acesso a serviços odontológicos.
Promover campanhas de prevenção da saúde e controle de doenças.
Lula
Organizar as ações e serviços em rede nacional única e integrada de atenção à saúde.
Universalizar o cartão SUS, que se constituirá no carro chefe da informatização do acesso e dos atendimentos.
Criar o TeleSaúde, permitindo que equipes de saúde de qualquer parte do país falem com centros de especialidades do SUS e dos Hospitais Universitários para discutir casos clínicos e demais procedimentos, aumentando a eficiência na gestão, evitando o transporte de pacientes e eliminando gastos desnecessários.
Ampliar o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, estendendo, com o apoio das Forças Armadas, o atendimento em regiões de difícil acesso.
Alckmin
Regulamentar a Emenda Constitucional nº 29/2000, de forma a ampliar os recursos destinados ao financiamento das ações e serviços de saúde.
Articular a participação de ONGs e OSCIPs em programas regulares de atendimento em mutirão, estimulando a participação remunerada de idosos
capacitados para esses eventos.
Retomar plenamente os mutirões cirúrgicos para eliminar as filas de espera.
Estudar e implantar sistema de incentivo a médicos que aceitem se estabelecer em municípios e comunidades carentes.
Capacitar equipes para permanecer em prontidão para casos de emergências nacionais.
Implantar adequado plano de cargos, carreiras e salário dos profissionais
de saúde. Regularizar a situação de emprego dos profissionais de saúde. Capacitar os gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde.
Ampliar os programas de saúde para atenção à saúde de fumantes, propondo
lei que destine para a saúde parte dos impostos sobre o fumo.
Promover o saneamento financeiro das casas de saúde filantrópicas.
Ampliar a instalação de Centros de Atenção Psicossocial; ajustar o número de leitos hospitalares psiquiátricos para atender às necessidades da população.
ENERGIA
Os dois
Expansão da geração elétrica e das linhas de transmissão.
Criar novas oportunidades na exploração e produção de gás natural.
Lula
Garantir o fornecimento do gás que viabilize a construção e a operação da Siderúrgica do Ceará.
Continuidade no apoio à reconstrução de setores industriais como a indústria naval, especialmente de plataformas e petroleiros.
Consolidar o novo modelo do setor elétrico, mantendo os investimentos na expansão da geração e transmissão de energia elétrica.
Licitar e dar início à construção das hidrelétricas do Rio Madeira e Belo Monte, com respeito às normas ambientais.
Dar continuidade ao fomento do grande potencial brasileiro de fontes alternativas.
Iniciar a construção da Refinaria Abreu e Lima (Petrobrás/PDVSA), em Pernambuco.
Consolidar os pólos de biocombustíveis - etanol, biodiesel e H-Bio, incentivando a formação de cadeias produtivas.
Criar mecanismos de regulação da oferta interna de álcool.
Consolidar os programas de aumento da eficiência energética, fomentando a adoção de tecnologias mais eficientes nos carros, motores, eletrodomésticos etc.
Alckmin
Acrescentar 16.000 MW à oferta de energia elétrica até 2010.
Aumentar a produção de petróleo dos atuais 1,88 milhões barris/dia, para 2,37 milhões barris/dia em 2011.
Aumentar a produção de gás natural dos atuais 15,8 milhões m3/dia para 70,0 milhões m3/dia em 2011.
Construir os gasodutos Urucu-Coari-Manaus até 2010 e o gasoduto Urucu-Porto Velho até 2012.
Ampliar as malhas de gasoduto do Sudeste e do Nordeste até 2011. Garantir condições para que, no setor de petróleo e gás natural, a Petrobras faça o investimento já programado de US$ 75 bilhões e que as operadoras privadas invistam US$ 17 bilhões até 2011.
SEGURANÇA PÚBLICA
Os dois
Intensificar a repressão ao crime organizado, a vigilância das fronteiras para impedir o tráfico de drogas e armas e combater a lavagem de dinheiro, integrando mecanismos investigativos, ampliando as bases de dados, reforçando a cooperação internacional.
Apoiar financeiramente os governos estaduais.
Promover a modernização tecnológica do Sistema Nacional de Inteligência de Segurança Publica.
Incentivar o processo de integração operacional das polícias, incluindo Forças Armadas e Polícia Rodoviária.
Incentivar a aplicação de penas alternativas.
Lula
Consolidar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Expandir a Força Nacional de Segurança Pública.
Integrar as instituições do Sistema de Justiça Criminal e segurança.
Desenvolver Rede Nacional de Educação em Segurança Pública Cidadã, com a formação integrada dos profissionais.
Consolidar o sistema penitenciário federal, concluindo os presídios de segurança máxima. Isolar as lideranças do crime organizado nas penitenciárias federais. Investir na formação de agentes penitenciários federais.
Fomentar o tratamento diferenciado aos presos conforme a gravidade dos delitos, reforçando programas de ressocialização com ênfase no trabalho e ensino dos presos, além das políticas de atendimento aos egressos do sistema.
Valorizar espaços de participação da população, como ouvidorias e conselhos.
Alckmin
Criar o Ministério da Segurança Pública
Apoiar financeiramente os governos estaduais para reforçar a capacidade de ação das forças policiais e melhorar as condições da segurança pública.
Liberar, sem contingenciamento, os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e Fundo Penitenciário Nacional.
Implantar programas públicos de prevenção primária da violência.
Estimular e financiar com recursos do FUST - Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações o uso de tecnologia e gestão da informação aplicado à segurança pública.
Incentivar pesquisa aplicada em segurança pública que permita gerar conhecimento necessário para melhorar a ação das forças policiais e da segurança pública.
Além de construir e administrar presídios federais, o governo apoiará os estados nas atividades de natureza tecnológica voltadas para a segurança do sistema penitenciário.
Desenvolver estratégias de policiamento preventivo e proativo voltadas para a solução de problemas do cotidiano das comunidades.
Oferecer amplo apoio à Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) na execução da Política Nacional sobre Drogas.
POLÍTICA EXTERNA
Os dois
Ampliar relações com os países do entorno; fortalecer a política de exportação e criar mecanismos de defesa do produto nacional.
Lula
Dar destaque para os produtos com valor agregado. Adotar, em setores específicos, medidas contra a concorrência predatória de produtos estrangeiros e ampliar a Marca Brasil.
Impulsionar a desdolarização do comércio com os países da América Latina e estimular a ampliação do mecanismo de Convênios de Crédito Recíproco (CCR) e outros instrumentos que permitam o intercâmbio comercial em moedas nacionais.
Alckmin
Impulsionar as negociações comerciais multilaterais, regionais e bilaterais, sem ideologizá-las e levando em conta o interesse do setor produtivo industrial, comercial, de serviços e do agronegócio.
Dotar a rede de consulados do Brasil no exterior com recursos e condições adequadas à prestação de assistência aos brasileiros, inclusive em situações emergenciais.
Revigorar o Tratado de Cooperação Amazônica.
Intensificar as relações com os centros mais dinâmicos da economia global.
Manter os compromissos internacionais de não proliferação de armas de destruição em massa e de controle de tecnologia de uso duplo.
Definir estratégia e prazo de retirada das forças brasileiras do Haiti.
Atuar pela retomada das negociações da Alca.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças