Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula exalta auto-suficiência de petróleo e queda de juros

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula exalta auto-suficiência de petróleo e queda de juros

Congresso em Foco

30/4/2006 | Atualizado 1/5/2006 às 8:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em discurso ontem em cadeia de rádio e TV, o presidente Lula disse que este 1º de Maio tem um significado especial para ele, porque coincide com o momento em que o Brasil celebra uma vitória que ele considera histórica para o trabalhador brasileiro. "A conquista da auto-suficiência em petróleo", afirmou.

Exaltando feitos do seu governo, o presidente afirmou que a auto-suficiência do Brasil em petróleo é resultado do trabalho de várias gerações. "O meu governo teve a felicidade de contribuir para essa vitória, porém ninguém é mais responsável por essa vitória do que o trabalhador brasileiro, que a construiu de heróica, em mais de meio século", ressaltou.

Numa alusão aos adversários, Lula disse que a marca é "um símbolo de otimismo e vitória sobre o discurso derrotista que domina certos setores da vida nacional". Os benefícios dessa conquista, afirmou, serão estendidos a todos. "A partir de agora, estamos livre tanto de crises de abastecimento como de oscilações agudas no preço do petróleo", disse.

Ainda em seu pronunciamento, Lula declarou que a taxa básica de juros (Selic), que serve de referência para a economia brasileira, continuará a cair. "Depois de garantirmos a estabilidade, e conseguirmos o mais baixo índice de inflação dos últimos tempos, estamos agora reduzindo os juros em ritmo constante e sem sobressaltos", afirmou. O presidente ressaltou que, em abril, o Banco Central aplicou a sétima baixa consecutiva na Selic. "Esta tendência vai continuar, estimulando a produção e melhorando o nosso índice de crescimento."

Disse que, como ex-líder sindical, tem a satisfação de afirmar que depois de décadas de perdas "constantes", a população brasileira vive hoje, num país onde a massa salarial voltou a crescer e 90% dos acordos salariais estão sendo feitos acima da inflação. "Está tudo uma maravilha? Não. Muita coisa ainda precisa ser feita. Mas as pessoas sentem sua vida melhorando e mais perspectiva de futuro", disse. Ele admitiu que o valor do salário mínimo está longe do ideal, mas que este ano, já foi possível dar um aumento bem melhor e antecipar o pagamento do mês de abril.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Garotinho entra em greve de fome

PT separa conta do partido de campanha eleitoral

PT lança 500 mil fichas de filiação em todo o país

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES