Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Aldo quer fim dos processos no Conselho até março

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Aldo quer fim dos processos no Conselho até março

Congresso em Foco

5/1/2006 15:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse hoje que quer acelerar os trabalhos do Conselho de Ética para que os 11 processos de cassação em trâmite hoje no órgão sejam encerrados até março deste ano. O parlamentar acredita que, por conta das eleições, as investigações podem acabar em segundo plano, caso se estendam além desse período.

Aldo teme ainda que a crise venha a contaminar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve concorrer à reeleição em outubro. O deputado é um dos principais aliados do governo no Congresso.

Outra preocupação do presidente da Câmara é com o possível uso do Conselho com palanque eleitoral pelos integrantes da comissão. Atualmente, o órgão é o que tem maior visibilidade na Câmara, e as relatorias garantem espaço para que deputados ganhem projeção na mídia.

Reta final
O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), também está atento aos parlamentares que buscam apenas holofotes e promete coibir a prática. Ele afirmou que vai pedir a todos os relatores que, na próxima segunda-feira, informem o prazo necessário para a conclusão dos pareceres. "Se eu sentir que alguém está atrasando o processo para autopromoção vou tirar a relatoria e passar a outro deputado", afirmou.

Sobre a vontade de Aldo de ver todos os processos terminados até o final de março, Izar afirmou que, até lá, 90% dos casos já estarão encerrados. O grande problema, segundo o petebista, é o processo contra o deputado José Janene (PP-PR), que só começará a correr a partir de 16 de janeiro. Janene está de licença médica e só foi notificado do processo no Conselho há três semanas, quando o órgão havia entrado de recesso.

Izar reafirmou que no mínimo quatro e no máximo seis dos 11 processos em tramitação no Conselho serão finalizados durante o período da convocação extraordinária, que vai até o dia 14 de fevereiro.

"Não é possível relatores atrasarem. O atraso geralmente acontece por parte do representado, que pode entrar com recursos no Supremo (Tribunal Federal) e na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Fica difícil prever os prazos de plenário devido aos recursos."

O petebista confirmou ainda que a comissão se reunirá todos os dias da próxima semana. Na segunda-feira, haverá reunião interna pela manhã e à tarde haverá reunião ordinária. O Conselho de Ética deve ouvir na próxima semana os depoimentos dos deputados José Mentor (PT-SP) e Janene.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mais um deputado comunica que doou salário extra

Jornal inglês acusa Brasil de usar trabalho escravo

Tuma quer convocar empresas da operação "tapa-buraco"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES