Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Viva Eduardo da Silva, o herói de Zagreb

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Viva Eduardo da Silva, o herói de Zagreb

Congresso em Foco

23/10/2006 | Atualizado 24/10/2006 às 0:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cláudio Versiani, da Croácia*

Dudu, Da Silva ou Eduardo da Silva Alves, 21 anos, é atacante da seleção de futebol da Croácia. Ele foi o herói do jogo em que os croatas bateram os arrogantes ingleses por 2 a 0 no último dia 11. Dudu marcou um belo gol de cabeça que deixou o goleiro Robinson caído e enrolado na rede. O segundo gol foi contra, numa bizarra furada do Mr. Robinson. Os croatas tiveram ajuda do famoso montinho artilheiro.

Na praça central de Zagreb, a capital do país, antes do jogo, torcedores croatas e ingleses se enfrentaram numa verdadeira batalha, como gostam de dizer os locutores esportivos. Tudo regado a muita cerveja, claro.

O pau não quebrou porque tinha mais polícia do que gente, por assim dizer. Dedos médios esticados pra lá e pra cá, hooligans ingleses e a versão croata do mau torcedor, todos proporcionando um feio espetáculo.

Dentro de campo, o time de Dudu mandou no jogo, fez a bola correr e botou os ingleses na roda. Os favoritos ingleses chegaram com pinta de vencedores e voltaram com uma derrota humilhante. A moral da seleção inglesa desceu ao nível do gramado.

No dia seguinte, Dudu foi capa dos jornais croatas. Ele foi o herói da partida e o autor do único gol croata. Nada mal para quem chegou há quatro anos, vindo do Rio de Janeiro, e teve de agüentar a reserva, jogar na segunda divisão, sem contar as agruras do inverno e da incapacidade de se comunicar, por não dominar o idioma. Dudu foi comprado pelo Dínamo de Zagreb por US$ 50 mil. Hoje, o passe dele está valendo US$ 5 milhões.

Os croatas são amistosos e hospitaleiros. Zagreb é uma cidade milenar e muita bonita. Split, a segunda cidade do país, à beira do Mar Adriático, é simplesmente maravilhosa. Não é à toa que a Croácia é um destino turístico mundial. A natureza foi generosa com esse pedaço da antiga Iugoslávia.

Já a história, nem tanto. No século passado, eles enfrentaram o fascismo, duas guerras mundiais, incluindo o nazismo de Hitler, a falta de liberdade durante o governo comunista de Tito e as sandices de Milosevic, o sérvio que queria anexar toda a região. Foram quatro anos de uma guerra fratricida que ainda está no consciente coletivo.

Nessa viagem, descobri que existe também um jeitinho croata, bem ao estilo brasileiro. No hotel, me deram um quarto onde era proibido fumar. Tentei trocar. A recepcionista me disse que o hotel estava lotado, mas que, se eu quisesse fumar, ela não iria contar para ninguém. Do aeroporto para a cidade, o motorista de táxi me cobrou um adicional de 20% por ser domingo. Não sei se era correto ou não o preço de 220 kunas, a moeda local. Na volta para o aeroporto, tentei combinar a tarifa antes. O motorista pediu 280 kunas, fechamos em 220, mas no final saiu por 250.

O Brasil faz sucesso na Croácia, ainda mais com Dudu, o brasileiro naturalizado croata, jogando pela seleção nacional. Outro taxista desfilou sua coleção de ídolos, que ia de Pelé a Kaká, passando por Romário, Bebeto e os Ronaldinhos. Escalou o ataque da seleção de 62: Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo. E me cobrou um adicional pela conversa fiada.

No check-in do aeroporto, pedi um assento no corredor do avião, confiei no atendente e não conferi. Era janela. Adormeci com uma revista no colo e acordei sem a revista, alguém tinha levado a dita cuja. Senti-me em casa. A Croácia é demais.

Viva o Dudu!

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

emendas parlamentares

Prefeito é impedido de assumir no Ceará e ligações com o deputado Júnior Mano agravam suspeitas

Câmara dos Deputados

Veja como votaram os deputados no projeto de lei do pacote fiscal

Câmara dos Deputados

PEC do pacote fiscal: veja como cada deputado votou no primeiro turno

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

4

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

5

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES