O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) da Câmara, Ronaldo Caiado (PFL-GO), inicia hoje a coleta de assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue irregularidades na venda de carne no país - a chamada CPI da Carne. O pedido de Caiado é motivado pela divulgação de uma fita em que o presidente do frigorífico goiano Friboi, José Batista Junior, admitia que organizava um cartel no mercado de carne nacional.
Na fita, divulgada ontem pela Folha de S. Paulo, Junior do Friboi, como é mais conhecido, disse que combinava com os frigoríficos Bertin, Independência e Mataboi o preço pelo abate dos bois. A fita faz parte de uma estratégia de defesa do proprietário do Frigorífico Araputanga, José Almiro Bihl, que trava uma disputa judicial contra a direção da Friboi porque esta não teria cumprido compromisso acertado previamente com a família Bihl.
Caiado prevê que a Capadr aprove até quarta-feira (30) os requerimentos para a obtenção de gravações e convocação dos envolvidos. "Quero começar a ouvir alguém nesta semana. Talvez ainda na quinta-feira", disse o deputado goiano. Só que, como os poderes da comissão são limitados, Caiado tenta a instalação de uma CPI.