Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT recorre ao regimento para salvar Dirceu

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT recorre ao regimento para salvar Dirceu

Congresso em Foco

19/10/2005 | Atualizado 20/10/2005 às 10:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O PT vai usar o regimento interno da Câmara como argumento para tentar salvar o mandato do deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP). A liderança do partido ingressou hoje com um recurso junto à Mesa Diretora para pedir a anulação da reunião de ontem do Conselho de Ética, quando o deputado Julio Delgado (PPS-MG) sugeriu a cassação do parlamentar. Segundo os petistas, a sessão extrapolou o tempo previsto e invadiu o horário reservado para as votações em plenário, o que é proibido pelas normas regimentais.



O relatório do parlamentar, com mais de 50 páginas, foi lido na íntegra, o que prolongou a sessão para além do início da ordem do dia em plenário. De acordo com o regimento da Casa, as decisões tomadas nas comissões durante o período de votações em plenário devem ser anuladas.



O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP) apelou para a compreensão dos membros da Mesa na hora de analisar o caso e disse que posturas como a do PT emperra o andamento dos trabalhos. "O número elevado de processos, o excesso de trabalho não é problema. O que incomoda são os recursos ao Supremo (Tribunal Federal), à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Câmara) e agora este à Mesa. Isto atrasa, atrapalha, prejudica", criticou Izar.



Outra pequena vitória

Hoje pela manhã, Dirceu conseguiu o aval da CCJ para sustentar seu mandato. O deputado Darci Coelho (PP-TO), concedeu parecer favorável a um recurso, encaminhado pelo próprio ex-ministro à comissão. Dirceu alegou que o Conselho agiu arbitrariamente ao impedir que o PTB retirasse, há cerca de um mês e meio, a representação que deu origem ao processo de cassação.



O progressista acatou o argumento do petista e afirmou que a representação deveria ser retirada, o que, conseqüentemente, extinguiria o processo. Porém, apesar da tentativa, a decisão de Darci pode morrer na praia. Para ser validado, o parecer do deputado do PP precisa ser votado na CCJ e no plenário da Câmara. Porém, foi concedido vistas ao relatório de Darci e ele só deve ser votado na CCJ na próxima terça-feira, um dia antes de o relatório de Delgado ser encaminhado ao plenário da Câmara para votação.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Íntegra da nota do PFL em defesa de Onyx Lorenzoni

PFL ameaça com criação da CPI do caso Celso Daniel

Receita Federal deve abrir ação contra José Dirceu

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES